Pieter Jansz Saenredam – A VELHA PREFEITURA DE AMSTERDAM

Autoria de LuDiasBH 

avepreda

A composição A Velha Prefeitura de Amsterdam é uma obra do pintor holandês Pieter Jansz Saenredam (1597-1665), filho do gravurista e desenhista Jan Pietersz Saenredam. Estudou com o mestre Jan Pietersz, de quem recebeu influências na representação do interior de igrejas. Utilizou técnicas elaboradíssimas para sua época, executando detalhados estudos de medição e esboços, e contando com a colaboração do arquiteto Jacob van Campen, seu amigo.

O pintor não se preocupava com a presença de figuras humanas que, quando apareciam, eram minimizadas. Sua atenção voltava-se sempre para a construção apresentada na obra. Após a realização de vários esboços, com estudos detalhados, é que ele pintava sua tela.

No quadro acima, o artista pinta cinco pessoas no alpendre da Prefeitura de Amsterdam, na Holanda. Três outras estão na casa próxima e seis na rua. Contudo, o tema principal é o edifício que dá nome à pintura. Os elementos narrativos da obra são apenas as figuras humanas e a costela de baleia dependurada na fachada do prédio da prefeitura (remete às expedições baleeiras holandesas), todos de importância secundária na composição.

Nos três toldos que compõem a frente da casa, à esquerda da Prefeitura, existe uma inscrição com os seguintes dizeres: “Pieter Saenredam desenhou isto pela primeira vez ao vivo e com todas as suas cores, no ano de 1641, e o pintou no ano de 1657”.  E outra inscrição, no degrau do alpendre da Prefeitura (onde se encontram as pessoas) diz: “Esta é a antiga Prefeitura da cidade de Amsterdam, queimada no ano de 1651, no dia 7 de julho, não mais que em três horas”.

Obs.: Após a destruição da Prefeitura, o pintor, tomando como modelo a sua aquarela anterior, fez um quadro do edifício em questão.

Ficha técnica
Ano: 1657
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 64,5 x 83 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *