Tintoretto – A ORIGEM DA VIA-LÁCTEA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aodvila

A composição A Origem da Via-Láctea é uma obra do pintor italiano Jacopo Tintoretto (1518 – 1594), cujo nome de batismo era Jacopo Robusti. Embora não haja clareza em relação a seus mestres, presume-se que entre eles estejam Ticiano, Andrea Schiavone e Paris Bardone. Além de ser considerado o mais importante pintor do estilo maneirista, Tintoretto também apresenta-se entre os melhores retratistas de sua época.

O todo poderoso Zeus (Júpiter), em forma de águia, situado na parte esquerda da composição, pede ao deus Hermes, vestido com seus manto vermelho e azul, para que coloque o bebê Hércules, seu filho com uma mortal, no seio de sua esposa Hera (Juno), que se encontra dormindo, para que a criança, ao sugar o peito da deusa, torne-se imortal.

Tintoretto, em sua obra aparentemente mais sensual,  apresenta Hera, desperta, pulando da cama, enquanto seu leite esguicha dos dois seios pelo Universo, criando, assim, a Via-Láctea. O leite que se esguichou para baixo deu origem aos lírios que se encontravam presentes na base da pintura, quando a tela infelizmente foi cortada.

A cena acontece em meio às nuvens, rodeada por Cupido, anjos, pavões e estrelas. A enorme cama, forrada com um lençol branco e um manto azul e outro vermelho, traz na cabeceira uma cortina dourada que descansa sua parte superior numa densa nuvem, adejando entre estrelas e nuvens. Mas esta pintura, inspirada num mito romano, ainda não foi totalmente decifrada em sua simbologia.

A belíssima pintura mitológica aqui descrita teve a sua faixa inferior removida, o que alterou consideravelmente o seu equilíbrio. Além disso, as camadas de verniz escurecido fizeram com que suas cores perdessem a clareza de antes. Ainda assim, a tela chama a atenção pelo fascínio apresentado, a começar pela cama do século XVI que dela faz parte, e também pela figura de Hermes a voar.

Ficha técnica
Ano: c. 1575-1580
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 127,5 x 165 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/jacopo-tintoretto-the-origin-of-the-milky-way

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *