Veronese – CRISTO NO HORTO AMPARADO POR UM ANJO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição Cristo no Horto Amparado por um Anjo é uma obra religiosa do pintor italiano Paolo Veronese. O artista esmerou-se na confecção desta pintura, que chama a atenção pelo seu refinamento, além de repassar grande emoção. Ornamentava a Igreja de Santa Maria Maggiore, em Veneza, indo depois para o Museu de Brera, em 1808.

A passagem bíblica conta que Jesus passava por um intenso sofrimento no Horto das Oliveiras. Os discípulos, que o acompanhavam, dormiram. Ele então foi fortalecido por um anjo. E foi esta passagem que Varonese retratou tão maravilhosamente em sua obra.

Os apóstolos dormem profundamente, debaixo das oliveiras, à direita, em segundo plano, próximos a colunas clássicas, enquanto um anjo ampara Jesus Cristo, aparentemente desfalecido, em seus braços, em primeiro plano à esquerda. Uma intensa luz dourada atinge as costas do anjo, que olha piedosamente para o céu, como se pedisse ajuda ao Pai.

Ficha técnica
Ano: c. 1580
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 108 x 80 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

2 comentários sobre “Veronese – CRISTO NO HORTO AMPARADO POR UM ANJO

    1. LuDiasBH Autor do post

      José Elias

      Também acho esta pintura magnífica. Fico feliz que você tenha gostado. Tenho muitas outras do Veronese a serem publicadas. E não suma, lindinho!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *