Vicente do Rego Monteiro – MULHER DIANTE DO ESPELHO

Autoria de LuDiasBH

mudides

A composição denominada Mulher diante do Espelho é uma obra do artista brasileiro Vicente do Rego Monteiro, que mostra a influência cubista recebida pelo pintor.

O artista retrata uma figura feminina de costas, cuidando de sua beleza. Ela se encontra com o torso nu, ligeiramente inclinado para a sua direita, com o seu rosto visto de perfil. Seu braço esquerdo está oculto, como se ela penteasse parte dos cabelos. Através deste ocultamento foi possível mostrar o espelho ao observador. Nele se reflete a sombra de seu rosto e ombro. Uma enorme linha vertical marca a espinha dorsal da mulher e, ao mesmo tempo, divide a composição ao meio, verticalmente. Ela é responsável por levar os olhos do observador até o rosto da figura e dali para o espelho à sua frente.

À frente da mulher estão uma mesa e um espelho. Em cima da mesa encontra-se uma moringa. Um facho de luz, que vem da porta, ilumina as costas da figura feminina. Uma cortina verde desce à direita. A parede e o piso não são desenhados, mas demarcados pelas cores, enquanto a porta está delimitada por linhas. A luz que vem da porta é quebrada pela cortina verde, mas ganha vida atrás do espelho.

Ficha técnica
Ano: 1922
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 98,3 x 69,3 cm
Localização: coleção particular

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *