Vídeo – PROVÉRBIOS HOLANDESES – Pieter Bruegel, o Velho

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição denominada Provérbios Holandeses é uma pintura do artista Pieter Bruegel, o Velho, em que ele faz a ilustração de mais de uma centena de provérbios holandeses e expressões idiomáticas, sendo muitos deles usados até os dias de hoje. A base para a pintura, assim como a de todo pensamento medieval, foi a Bíblia. O pano de fundo do quadro é a moral da época. E o artista, que era muito religioso, exercia em seus quadros a função de alertar as pessoas em relação ao pecado, responsável por levá-las ao inferno.

Em razão dos inúmeros provérbios e expressões idiomáticas, podendo alguns ter múltiplas interpretações, citarei apenas alguns: 1- A mulher de vestido vermelho (cor da luxúria), ao centro, cobre o marido com uma capa azul (cor da inocência), para que ele não veja que está sendo enganado. 2- Ao mesmo tempo, a mulher de vermelho é observada por duas fofoqueiras, atrás dela, estando uma sentada…

Obs.: Conheça mais sobre a pintura Provérbios Holandeses, acessando o texto completo no link:
http://virusdaarte.net/pieter-bruegel-o-velho-proverbios-holandeses/

e depois assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=kZZv-TTl1vo

2 comentários sobre “Vídeo – PROVÉRBIOS HOLANDESES – Pieter Bruegel, o Velho

  1. Adevaldo Souza

    Lu
    Interessante esta composição. Tenho curiosidade em saber a interpretação de: alisar o gato, bater a cabeça na parede e segurar a cobra pelo rabo, ente outras.

    Abraço,

    Devas

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      A expressão “bater a cabeça na parede” significa “agir mal, dar com os burros n’água”. As outras duas são desconhecidas por mim. Pesquisei em busca de resposta, mas nada encontrei. No blog encontrará muitas outras.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *