Watteau – FESTAS VENEZIANAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor e desenhista francês Jean-Antoine Watteau (1684 – 1721), filho de um artesão, nasceu em Valenciennes, tendo recebido treinamentos com os artistas de sua cidade. Em Paris ele trabalhou no ateliê do pintor decorativo Claude Gillot. Três anos depois  foi para o estúdio de Claude Audran III que também era um artista decorador e ornamental. Na capital parisiense o artista passou por dificuldades, tendo que fazer cópias nas oficinas de Notre Dame para sobreviver. Recebeu, aos 25 anos de idade, o prêmio de segundo lugar no Prix de Rome. Em Paris, ele foi apresentado ao rico colecionador de arte Pierre Crozat que tinha dentre as suas inúmeras obras, trabalhos de Peter Paul Rubens, Anthony van Dyck e de pintores venezianos.

A composição rococó intitulada Festas Venezianas é uma obra do artista. Trata-se de uma “fête galante” – o artista foi responsável por introduzir o gênero galante na pintura, uma vez que o seu trabalho “Embarque para Ciera” não se enquadrava em nenhum dos gêneros existentes até então.

Em sua tela, o artista não coloca nenhum dos personagens como centro das atenções. Ali se encontram: um casal dançando minuete; o tocador de gaita de foles; um cavaleiro, à direita, debruçado sobre uma mulher que se retrai; um casal, de pé, na frente de um chafariz; casais conversando animadamente, um casal sentado no chão, aos pés do músico, em primeiro plano, etc. Watteau encontra-se presente na pintura como o músico da gaita de foles.

Curiosidade:

  • Fête Galant – tipo específico de pintura rococó, que dá destaque às festas ao ar livre e a jovens elegantes; diversão dos ricos ociosos ao ar livre.
  • Rococó – estilo decorativo surgido na França no reinado de Luís XV.
  • Minuete – dança francesa, grave, elegante, composta de evoluções e reverências, introduzida na corte de Luís XIV em cerca de 1650.
  • Gaita de foles – instrumento campestre de música, formado por tubos adaptados a uma espécie de saco de couro cheio de ar.

Ficha técnica
Ano: 1718/19
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 55,9 x 45,7 cm        
Localização: Galeria Nacional, Edimburgo, Escócia

Fontes de Pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *