Autoria de Lu Dias Carvalho
Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) nasceu no calmo povoado de Caravaggio, próximo à cidade de Milão e cujo nome acabou por incorporar-se ao seu nome. Também existe a hipótese de que o pintor tenha nascido em Milão. Aos cinco anos de idade vivia em Milão — cidade ocupada pela Espanha — com seus pais. Além das tensões geradas pela ocupação estrangeira, a fome e a peste também se faziam presentes. Em razão da peste a família do futuro pintor retornou ao povoado de Caravaggio que também acabou sendo alcançado pela doença que ceifou a vida do pai, do avô e do tio do garoto. Sua mãe optou por permanecer ali com os filhos, distanciando-se do fanatismo religioso e da violência política que se espalhavam por Milão. O artista foi um dos grandes responsáveis pelo início do período barroco, tendo deixado uma grande contribuição para a arte da pintura. Hoje vamos estudar uma de suas obras mais famosas. Primeiramente é necessário acessar o link Caravaggio – JUDITE E HOLOFERNES e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- Os antecessores de Caravaggio retrataram o tema que diz respeito a Judite e Holofernes no momento em que:
- Holofernes entraga-se a Judite.
- Judite mostra a cabeça decepada num prato.
- Holofernes é apunhalado por Judite.
- Judite foge da tenda do general.
- Caravaggio, um pintor extremamente realista, preferiu mostrar o ato em si, ou seja, o momento em que:
- Judite decepa a cabeça do general Holofernes.
- Judite foge correndo da tenda de Holofernes.
- Holofernes faz amor com Judite.
- Os soldados do general prendem Judite.
- Marque a alternativa incorreta, levando em conta informações do próprio pintor:
- Um ferreiro posou para Holofernes.
- Uma bailarina posou para Judite.
- Uma prostituta posou para Judite.
- Ele assistiu a muitas execuções públicas.
- A tela em estudo retrata a cena em que Judite, revoltada com as ameaças do general assírio Holofernes a seu povo, aproveita-se de seu estado de embriaguez para seduzi-lo e depois matá-lo. Ela o executa:
- no campo de batalha
- na entrada da tenda
- diante de seus soldados
- dormindo em sua cama
- A heroína segura o general pelos cabelos e decepa-lhe a cabeça, entregando-a para a serva que a joga dentro de:
- um saco de provisões
- uma grande bacia
- uma velha arca
- um embornal com peixes.
- Caravaggio, ao pintar a cena, não seguiu fielmente a versão bíblica. Dela diverge, quando, no momento do crime traz ……………… para perto de Judite
- Holofernes
- a serva
- a espada
- o vigia
- As duas mulheres presentes na composição reforçam ……………. entre a força da juventude com as cicatrizes da velhice. A pele da heroína é sedosa e brilhante, a da serva é enrugada e opaca.
- a semelhança
- a analogia
- o contraste
- o paralelo
- Judite demonstra ……………. pelo modo como segura a espada e a cabeça de Holofernes e também …………. ao afastar seu corpo para trás, como se não quisesse se sujar com os respingos do sangue do tirano.
- indecisão / aversão
- firmeza / deleite
- dúvida / asco
- determinação / nojo
- A Judite de Caravaggio apresenta ao mesmo tempo:
- sensualidade, brutalidade e coragem
- passividade, brutalidade e coragem
- sensualidade, sensibilidade e coragem
- sensualidade, brutalidade e inquietude
- Do nariz da jovem parte uma ruga que vai morrer no meio da testa, passando entre as sobrancelhas contraídas, demonstrando:
- dispersão e segurança
- concentração e sobressalto
- concentração e firmeza
- concentração e dúvida
- As alternativas abaixo acerca de Judite no momento do crime estão corretas, exceto:
- Seus olhos estão centrados no inimigo.
- Ela está ciente de que não pode cometer nenhum engano.
- O golpe é dado sem força na parte lateral do pescoço.
- Ela fica o mais próximo possível do corpo do inimigo.
- As afirmativas abaixo acerca do crime estão corretas, exceto:
- A maioria dos pintores representou Judite com a cabeça do tirano nas mãos.
- Caravaggio optou por não retratar o momento exato da decapitação do tirano.
- A espada já rompeu 2/3 do pescoço, embora a vítima ainda pareça estar viva.
- Esta composição de Caravaggio é cheia de realismo e crueza.
- As afirmativas abaixo acerca da composição estão corretas, exceto:
- A serva mostra-se mais próxima de Holofernes.
- Os personagens parecem emergir das sombras.
- O drama desenvolve-se num primeiro plano fechado.
- Uma cortina vermelha dá mais teatralidade à cena da execução.
- As alternativas abaixo dizem respeito a Holofernes, menos:
- Fachos de luz iluminam seus braços e a parte direita do rosto.
- O general agarra-se com desespero ao lençol ainda imaculado.
- Recebe o gesto sem força na parte lateral do pescoço.
- A vítima mostra olhos aterrorizados e sua boca aberta solta um grito.
- As alternativas abaixo dizem respeito à serva exceto:
- Atenta ao gestual de Judite não expressa horror ou comoção.
- Mostra aprovação, como se o ato fosse de vital importância.
- Nas suas mãos está o saco erguido, com a boca aberta.
- Os sinais de sua velhice assemelham-se à juventude de Judite.
Gabarito
1.c / 2.a / 3.b / 4.d / 5.a / 6.b / 7.c / 8.d / 9.a / 10.c / 11.d / 12.b / 13.a / 14.b / 15.d
Obs.: Veja também a maravilhosa obra desse mestre:
Caravaggio – O SEPULTAMENTO DE CRISTO
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Lu
Que pintor admirável! Judite e Holofernes é uma pintura de Caravaggio inspirada na Bíblia. O artista transmite a verdade, nua e crua, sem camuflagens , com muito realismo. O poder do jogo entre a sombra e a luz, com uma iluminação forte dos lados atravessa a cena por completo. A técnica do claro – escuro é usada pelo pintor com um toque de mestre. Ele captura o momento exato da decapitação de Holofernes. Caravaggio mostrou em suas obras que rejeitava as convenções e as tradições vigentes da época. Mostrou-se um artista inovador com as cores, criativo e verdadeiro. Um pintor extraordinário!
Marinalva
Caravaggio é sem dúvida alguma um dos maiores mestres da pintura. Ele se situava muito além de seu tempo, tanto é que não se afinava com as convenções relativas à sua época. Ele continua sendo admirado até os dias de hoje.
Abraços,
Lu
Lu
Mais uma bela obra de Caravaggio: Judite e Holofernes – tenebrosa. Como gosto da história, acrescento à sua bela narrativa: Esse tema aparece no velho testamento no livro de Judite, capítulo 13 (da Bíblia católica), e narra como a jovem viúva de Manasses, mata o capitão Holofermes que estava a serviço de Nabucodonosor.
A obra surge no momento em que a Igreja Católica lutava em prol da Contra Reforma e contra a heresia da época. No sentido simbólico, Judite representa a “Virtude” prevalecendo sobre o “Mal”, associado à imagem dos protestantes na época. Um dos motivos pelos quais o livro foi retirado da Bíblia pelos protestantes, possivelmente pelo papel protagonista da mulher. Será uma obra feminista de Caravaggio?
Adevaldo
Seus complementos são sempre bem-vindos.
A sua pergunta a respeito de ser uma obra feminista é muito interessante, pois a criação do quadro aconteceu numa época em que, mesmo após o Renascimento, a mulher era totalmente subalterna. Caravaggio em sua tela transforma uma mulher em heroína de seu povo e de seu tempo. Ainda que não tenha sido intencional, o destaque dado pelo artista a Judite torna o quadro especial para o feminismo.
Abraços,
Lu