Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor Diego Velázquez era ainda jovem quando Peter Paul Rubens encontrou-o na Espanha, trabalhando na corte de Filipe IV em Madri. Mesmo não tendo ido à Itália, o artista já se sentia cativado com as descobertas e o estilo de Caravaggio — conhecido através de seus imitadores. Assimilou o “naturalismo” do artista italiano e em sua arte entregou-se à observação imparcial da natureza, sem levar em conta as convenções da época. Seguindo a orientação do amigo Rubens que lhe dizia que era preciso analisar as pinturas venezianas in loco para se tornar um bom pintor, Velázquez conseguiu que o rei Filipe IV liberasse-o para uma viagem à Itália. Após se ausentar por um período de um ano e meio, retornou a Madri a pedido do rei. Na corte de Filipe IV ele exercia atividades artísticas e administrativas. Tinha como função principal pintar retratos da família real, o que fez com grande distinção, transformando tais trabalhos em obras magníficas. O artista era tão fiel em retratar não apenas o passar dos anos no semblante da pessoa, como o que lhe ia pela alma, a ponto de o rei Felipe IV, que atravessava um período de crise econômica e social, relutar durante muito tempo em ser pintado por ele. Nossa aula de hoje diz respeito a uma de suas primorosas obras, famosa em todo o mundo. Primeiramente é necessário acessar o link Velázquez – O AGUADEIRO DE SEVILHA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- A composição intitulada O Aguadeiro de Sevilha é uma das obras mais importantes do pintor espanhol Diogo Velázquez e trata-se de uma:
- paisagem
- pintura sacra
- pintura de gênero
- pintura histórica
- O personagem principal da obra é:
- um garoto
- uma mulher
- uma anciã
- um ancião
- Todas as afirmativas dizem respeito ao personagem principal, exceto:
- Seu rosto mostra-se animado.
- Apresenta-se mal vestido.
- Carrega uma bilha de barro.
- Oferece uma taça com água.
- O pintor dignifica o aguadeiro ao:
- Vesti-lo com uma capa esburacada.
- Representar seu rosto altivamente.
- Jogar luz sobre suas roupas e perfil.
- Repassar-lhe grande respeitabilidade.
- A mão esquerda bem feita do aguadeiro repousa delicadamente sobre:
- o copo de vidro
- o ombro do garoto
- o vaso de louça
- a bilha de barro
- Entre o aguadeiro e o garoto encontra-se um homem na penumbra, com ………….. à boca.
- uma xícara de barro
- uma tigela de madeira
- um copo de vidro
- uma colher de pau
- Todos os personagens encontram-se bastante ……………… nesta cena simples.
- tristes
- sérios
- alegres
- d.desligados
- Sobre o banco de madeira tosca vê-se a superfície vidrada:
- do jarro de louça
- da bilha de barro
- do copo de vidro
- do copo de pau
- Sobre o copo transparente que tanto o garoto quanto o aguadeiro seguram repousa:
- o jogo de luz
- um raio do sol
- um pingo de água
- uma gota de suor
- O artista pintou maravilhosamente gotas de água que deslizam, deixando os rastros da água derramada no:
- vaso brilhante de louça
- vaso grande e bojudo
- copo transparente de vidro
- banco tosco de madeira
- Sobre a luz distribuída na composição pode-se afirmar que:
- O lado esquerdo da composição recebe luz.
- O lado direito da tela fica em meia sombra.
- O quadro não está iluminado por igual.
- A luz ilumina fortemente o aguadeiro.
- A iluminação na composição parte do cântaro, passa pelo recipiente menor que se encontra sobre a mesa, atinge o pescoço e a face do garoto, passa pelo rosto do aguadeiro, atinge a manga branca de suas vestes e acaba na asa do mesmo cântaro e mão esquerda do ancião, descrevendo uma linha:
- retangular
- quadrangular
- espiralada
- ovalada
- Os tons ………………………….. são predominantes na composição em que tudo é harmoniosamente suave.
- castanho, branco e esverdeado
- castanho, cinza e esverdeado
- castanho, cinza e azulado
- castanho, violeta e esverdeado
- Esta pintura lembra, de certa forma, as obras do genial mestre …………… embora se mostre cheia de uma grande calma.
- Caravaggio
- Peter Paul Rubens
- Anthony van Dyck
- Claude Lorrain
- O aguadeiro era um vendedor de água originário de …………….., tendo se tornado muito conhecido nas ruas de Sevilha.
- Madri
- Barcelona
- Bolonha
- Córsega
- O figo que se encontra dentro do copo do garoto tinha por objetivo tornar a água mais …………….., conforme pensavam à época.
- adocicada
- higiênica
- fresca
- quente
- A composição em estudo tornou-se famosa sobretudo pelos elementos citados, excetuando:
- o homem presente na penumbra
- a transparência do copo de vidro
- o brilho do cântaro de louça e do de barro
- as gotas de água escorrendo no jarro maior
- O pintor Diego Velázquez na composição desta obra usou como técnica:
- óleo sobre madeira
- óleo sobre tela colado em madeira
- óleo sobre papel colado em madeira
- óleo sobre tela
Gabarito
1.c / 2.d / 3.a / 4.b / 5.d / 6.c / 7.b / 8.a / 9.a / 10.b / 11.c / 12.d / 13.b / 14.a / 15.d / 16.c / 17.a / 18. b
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Lu
Essa obra “O Aguadeiro de Sevilha” nos mostra o talento extraordinário de Velásquez. Ele foi um modelo para pintores realistas e impressionistas. Domínio perfeito de técnicas de iluminação. Essa obra se baseia no realismo, com representação das tonalidades ocres e marrons, tem as características da técnica de claro – escuro. Importantíssimo a belíssima transparência do copo, o lindíssimo claro-escuro , a textura da bilha, e a delicadeza da gota de água que lhe escorre, nos dando uma impressão de realidade que impressiona. Maravilhoso!
Marinalva
Esta obra é realmente maravilhosa. O artista preocupou-se com os mínimos detalhes. Eu não me canso de observá-la.
Abraços,
Lu
Lu
As cores utilizadas por Velázquez nos reporta à arte de Caravaggio, muito embora a maestria deste em usar o claro-esquro criando um atmosfera transcendente é inimitável.
Antônio
A sensibilidade demonstrada por Velázquez ao criar esta obra é estonteante. Ele foi capaz de captar os mínimos detalhes. Ela é também uma homenagem à maestria do brilhante Caravaggio.
Abraços,
Lu