A CEIA EM EMAÚS (Aula nº 62 D)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

                                                         (Clique na figura para ampliá-la.)

O pintor italiano Jacopo Carucci nasceu na cidade de Pontormo, na Toscana, apelido que viria a dotar em sua arte. Teve como mestre Leonardo da Vinci e Piero di Cosimo, vindo depois a entrar para o ateliê de Andrea del Sarto, tendo desenvolvido um estilo maneirista distinto. Em 1522 foi morar no monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos, cujo tema era a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo. Foi professor de seu filho adotivo Agnolo Bronzino e também colaborador de Michelangelo. Suas últimas obras receberam a influência das gravuras de Albrecht Dürer, por quem nutria grande admiração, e seguiu o modelo de Michelangelo. Assim como Rosso Florentino, Pontormo tornou-se o expoente máximo do Maneirismo, com seus trabalhos dramáticos e expressivos, tornando-se conhecido sobretudo pela arte de retratar emoções mais agitadas em suas pinturas. A obra que estudamos hoje encontra-se entre as mais conhecidas do artista. Primeiramente é necessário acessar o link Pontormo – A CEIA EM EMAÚS e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer pertinente.

  1. A composição em estudo é uma obra de Pontormo e tinha por objetivo ornamentar o mosteiro de Certoza del Galluzzo, no sul de Florença, onde ele se refugiou para fugir da pandemia da ……………… que minava a cidade.

    1. tuberculose
    2. febre amarela
    3. varíola
    4. peste

  2. A obra narra uma passagem …………….. que fala sobre o encontro de Cristo ressuscitado com dois de seus apóstolos, a caminho da aldeia de Emaús, não sendo por eles reconhecido. Mas o Mestre revelou-se quando se encontravam à mesa.

    1. bíblica
    2. mitológica
    3. histórica
    4. científica

  3. Os principais personagens da pintura são Jesus Cristo ressuscitado e os dois:

    1. samaritanos
    2. profetas
    3. apóstolos
    4. juízes

  4. Todas as afirmativas sobre Cristo estão corretas, exceto:

    1. Cristo está sentado diante de uma mesa redonda, forrada com toalha branca.
    2. Na mão direita traz o pão partido ao meio e abençoa-o com a mão esquerda.
    3. Observa o observador, como se o abençoasse, parecendo distante em seus pensamentos.
    4. Usa uma túnica azul que cai sobre ombros e peito formando um decote em V.

  5. Acima de Cristo está ………………, dentro de um triângulo azul, que se encontra sobre um círculo dourado de luz.

    1. a pomba simbolizando o Espírito Santo
    2. o triângulo que simboliza a eternidade
    3. o Olho que tudo vê
    4. o Olho da Providência Divina

  6. Jesus Cristo, os dois homens sentados e a extremidade da toalha branca formam uma pirâmide, cujo ponto mais elevado é:

    1. o triângulo
    2. a auréola de Cristo
    3. a cabeça do franciscano à esquerda
    4. a cabeça do franciscano à direita

  7. Todas as afirmativas sobre os dois homens à mesa com Cristo estão corretas, exceto:

    1. Estão sentados à mesa em bancos de madeira, um ao lado do outro.
    2. Seus pés rudes e descalços estão à vista.
    3. O homem à direita enche seu copo com vinho e o da esquerda segura um pão.
    4. Ambos são retratados como pessoas pobres e comuns.

  8. Ao grupo foi agregada a presença de …………… cartuxos (eles foram os responsáveis pela encomenda da obra).

    a. quatro profetas
    b. cinco monges
    c. seis anjos
    d. três apóstolos
  9. Todas as afirmações sobre eles estão corretas, menos:

    1. Dois deles estão de pé, de corpo inteiro, cada um ao lado de Cristo à mesa.
    2. O que segura uma xícara encontra-se esquerda de Jesus Cristo.
    3. O da esquerda de Cristo também se encontra em postura de bênção.
    4. O da direita está ereto, voltado para o observador.

  10. Marque a única alternativa incorreta em relação à pintura:

    1. Todas as figuras são retratadas como pessoas pobres e comuns, menos Jesus.
    2. A pintura repassa a impressão de arte primitiva.
    3. A auréola (halo) acima da cabeça de Jesus simboliza seu poder terreno.
    4. As figuras têm corpos alongados e cabeças finas, característica do estilo maneirista.

  11. Três animais aparecem na pintura, sendo eles:

    1. dois gatos e um cãozinho
    2. dois cãezinhos e um gato
    3. um jabuti, um gato e um cãozinho
    4. um galo, um gato e um cãozinho

  12. Cristo e um dos apóstolos trazem a mão direita sobre a mesa, segurando um pão e formando:

    1. uma grande assimetria
    2. uma maravilhosa simetria
    3. uma combinação irregular
    4. um arco semicircular

  13. Olho dentro do triângulo é uma simbologia que aparece na moeda:

    1. da França
    2. da Alemanha
    3. dos Estados Unidos
    4. dos Países Baixos

Gabarito
1.d / 2.a / 3.c / 4.b / 5.d / 6.a / 7.c / 8.b / 9.c / 10.c / 11.a / 12.a / 13.c

Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – JACOPO PONTORMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *