A IMPORTÂNCIA DAS “BERRIES”

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

berri

As berries são frutas de cores variadas, podendo ser vermelhas, roxas ou rosadas. Muitas dessas frutas são provenientes da Europa e América do Norte. Em minhas andanças pela Itália e França, pude perceber em várias bancas de frutas a presença delas. Algumas podem ser mais conhecidas do que outras. O importante é saber que elas fazem parte do seleto grupo dos superalimentos, pois trazem vários benefícios à saúde.

Pesquisas têm demonstrado os efeitos nutricionais das berries para o organismo. Algumas delas dão conta de que podem ajudar a retardar o envelhecimento e amenizar os danos à pele causados pelo sol, pois têm uma substância de nome ácido elágico, que traria esses benefícios, especialmente por proteger a pele dos raios UV. Elas são ricas em substâncias com efeito antioxidante, antineurodegenerativo e anti-inflamatório.

Agora vamos conhecer algumas delas:

  • blueberry (mais conhecido como mirtilo) é rico em antioxidantes e fibras que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e estimula a produção de colágeno.
  • O raspberry (a nossa framboesa) contém fibras, vitamina C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças, como a artrite.
  • O cranberry tem como principal indicação médica a prevenção de infecções urinárias. Contém uma substância que inibe a fixação da bactéria na parede da bexiga e, consequentemente, ajuda nas infecções urinárias de repetição.
  • O strawberry (nosso morango) tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibras, flavonóides, e ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares.
  • O açaí berry (o nosso açaí) possui um dos maiores níveis de atividade antioxidante, além de vitaminas, açúcares e bioflavonóides. Um tipo pouco conhecido no Brasil chama-se gogy berry, com vários dos benefícios citados anteriormente em conjunto. A iguaria é originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia) e suas propriedades podem aumentar os níveis de energia, qualidade no sono, capacidade de concentração, além de rejuvenescer a pele, controlar a fadiga e o estresse.

Essas frutas podem ser usadas por todas as pessoas, desde a infância até a terceira idade, claro que com moderação. Uma contraindicação formal é para pessoas que fazem uso de alguns tipos de anticoagulantes, pois, como citado, as frutas têm altas concentrações de vitamina K e, portanto, interferem com sua atividade farmacológica. A forma de consumo mais indicada é a in natura, para não perder suas características nutritivas. Podem ser consumidas nos preparos de sucos, chás ou também por meio de cápsulas. Esta última, em forma de suplementação, somente com controle médico e/ou nutricional.

14 comentários em “A IMPORTÂNCIA DAS “BERRIES”

  1. Patrícia

    Ei, Lu!

    Sabia da existência das “berries” e apesar de ter curiosidade sobre o assunto nunca procurei informação.
    Ótimo texto. Obrigada.

    Um grande beijo

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Pat

      Eu estava com saudades de você.
      Sua presença no blog é imprescindível.

      As “barries” são deliciosas.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  2. Reini Dantas Leal

    Hummmm que saudável delicia!
    As frutas vermelhas ou berries contém o importante ácido elágico, com ação bacteriana, cancerígena, controla radicais livres, sistema imunológico, cardiovasculares, atua no rejuvenescimento, bom humor, bem-estar e qualidade de vida. Tudo de bom para a saúde do bem viver!

    Bjos priminha Lu.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Reini

      Além de fazerem bem à nossa saúde, elas são uma delícia.
      Não consigo entender como algumas pessoas não gostam de frutas.
      Elas são maravilhosas.

      Beijos,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rose

      As “berries” podem ser de vários tipos.
      Aqui no Brasil nós temos algumas delas como açaí, morango, etc.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  3. Reini Dantas Leal

    Ótima matéria prima Lu! As frutas vermelhas ou berries contém o importante ácido elágico, com ação bacteriana, cancerígena, controla radicais livres, sistema imunológico, cardiovasculares, atua no rejuvenescimento, bom humor, bem-estar e qualidade de vida…
    Tudo de bom para saúde!

    Beijos

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Reini

      Além de serem muito gostosas.
      Aqui já temos o mirtilo.
      Comer frutas sai muito mais barato do que tomar remédios.
      Além de deixar nossa saúde em dia.

      Grande beijo,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      TT

      Estava com saudades suas!
      Vamos na entrar nas “berries”.

      Além de gostosas, ainda fazem bem.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *