Autoria de Lu Dias Carvalho
Embora Florença tenha sido o berço do Renascimento na Itália, Veneza foi tida como o maior centro de arte durante grande parte do século XVI. A cidade era muito rica em mecenas. Seu governo era republicano e sua governança era exercida pelas famílias mais importantes, pelas várias confraternidades (scuole) e por ordens religiosas. O mecenato rivalizava entre si, para ver quem contratava os mais famosos artistas e encomendava as mais belas obras. O objetivo do estado republicano e da igreja veneziana era transformar Veneza numa rival de Roma, de modo que sua arte deveria expor seu talento cultural. O pintor veneziano Ticiano Vecellio foi um dos mais cultuados, tendo exercido grande impacto na arte religiosa. A aula de hoje traz uma obra brilhante do artista. Primeiramente é necessário acessar o link Ticiano – ASSUNÇÃO DA VIRGEM e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.
- A temática da obra em estudo é:
- religiosa
- histórica
- mitológica
- científica
- No monumental retábulo de Ticiano os reinos do Céu e da Terra encontram-se para……… a subida da Virgem ao Céu.
- festejar
- encobrir
- testemunhar
- encorajar
- Em relação à distribuição das personagens na tela não podemos afirmar que:
- Os apóstolos encontram-se na parte inferior.
- A Virgem Maria ocupa a parte central.
- Deus Pai está posicionado na parte superior.
- O anjo com a coroa está na parte central.
- O papel dos apóstolos na composição é representar:
- os pecadores
- santos e santas
- a humanidade
- o cristianismo
- Analisando a composição geometricamente, não podemos dizer que:
- Os treze apóstolos estão inseridos num retângulo.
- O retângulo ocupa a parte máxima da tela.
- A Virgem, Deus Pai e os anjos estão inseridos num círculo.
- O círculo ocupa a maior parte da tela.
- De acordo com a simbologia representada na pintura podemos dizer que:
- O retângulo representa o mundo terreno.
- O círculo representa o mundo espiritual.
- O mundo espiritual é maior por representar a eternidade.
- Todas as respostas estão corretas.
- Um triângulo isósceles em cuja base situam-se os dois apóstolos de vermelho, tendo no vértice superior ………………., também usando uma veste vermelha, faz o elo de ligação entre o mundo terreno e o divino.
- Deus Pai
- um apóstolo
- a Virgem
- um anjo
- O que confirma o movimento ascendente da Virgem são:
- Os braços abertos e o olhar direcionado a Deus Pai.
- Um grande número de anjos circulando em torno dela.
- Seu caminhar gracioso sobre uma nuvem branca.
- Sua túnica vermelha e manto azul esvoaçando ao vento.
- Todas as afirmações relativas à pintura estão corretas, exceto:
- O apóstolo de vermelho, à esquerda, tenta alcançar a base da nuvem, onde se encontra a Virgem.
- O pé direito do anjinho — quase tocando a cabeça do apóstolo de roupa verde — demonstra a distância em que se encontra a Virgem de Deus Pai.
- A obra de Ticiano prima por suas cores arrebatantes, principalmente pelo vermelho do manto de Maria.
- A Virgem mostra seu olhar de alegria e surpresa direcionado a Deus Pai, descendo do céu para recebê-la.
- O gigantismo dos apóstolos de Ticiano na composição remete a:
- Giotto
- Leonardo da Vinci
- Rafael Sanzio
- Michelangelo
Melhore sua percepção: encontre a assinatura do artista na pintura.
Gabarito
1.a / 2.c / 3.d / 4.c / 5.b / 6.d / 7.c / 8.a / 9.b / 10.d
Nota: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link:
Mestres da Pintura – TICIANO VECELLIO
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