A SANTA NOITE (Aula nº 50 E)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho                                                   (Clique na imagem para ampliá-la.)

O início do século XVI é sem dúvida o mais famoso da arte italiana, sendo também considerado como um dos mais ricos de todos os tempos. O pintor Corregio — que viria a ser considerado o mais progressista e inovador desse período — fez parte dessa época. Presume-se que tenha estudado as obras de alguns alunos de Leonardo da Vinci, pois possuía grande maestria no tratamento de luz e sombras, tendo desenvolvido e aperfeiçoado efeitos novos nesse campo, efeitos esses que exerceram grande influência nas escolas de pintores posteriores. Estudamos hoje uma das suas mais belas e famosas obras, na qual ele mostra a sua grande habilidade no trato com luz e sombra. Primeiramente é necessário acessar o link Correggio – A SANTA NOITE e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.

  1. A temática da obra em estudo é:

    1. religiosa
    2. histórica
    3. mitológica
    4. científica

  2. A obra destaca-se sobretudo pelo uso:

    1. do contorno acentuado
    2. das cores vibrantes
    3. do claro-escuro
    4. do excesso de luz

  3. A Virgem Maria encontra-se ………………. nas ruínas de um estábulo, abraçada a seu Menino, numa postura de adoração silenciosa.

    1. exultante
    2. expressiva
    3. eloquente
    4. silenciosa

  4. Maria tem …………… seu esposo José, na escuridão exterior, cuidando de seu burro.

    1. à frente
    2. às costas
    3. à direita
    4. à esquerda

  5. À frente de Maria e sua Criança estão ………… pastores e um ………… e acima paira uma legião de anjos.

    1. três / cão
    2. dois / gato
    3. três / galo
    4. dois / porco

  6. Sobre a intensa luz vista no ambiente podemos dizer que:

    1. Emana da Criança e ilumina sua mãe e tudo à sua volta.
    2. Origina da Virgem e ilumina sua Criança e tudo à sua volta.
    3. Emana de José e ilumina a Virgem tudo à sua volta.
    4. Origina dos pastores e ilumina Mãe e Filho e tudo à sua volta.

  7. O camponês robusto, segurando um tosco cajado, teve uma divinal visão em que os céus abrem-se e um grupo de …………… sobre uma nuvem branca entoam “Glória a Deus nas Alturas”, enquanto trazem os olhos fixos na cena que veem abaixo.

    1. profetas
    2. santos
    3. pássaros
    4. anjos

  8. Em relação aos pastores, apenas uma das alternativas está incorreta:

    1. O pastor com o cajado parece retirar o gorro em sinal de respeito.
    2. Uma das pastoras leva a mão direita ao rosto, deslumbrada com a luz.
    3. O pastor grandalhão traz os joelhos meio dobrados, como se fosse ajoelhar.
    4. Uma pastora olha com alegria para o pastor grandalhão que acabara de chegar.

  9. Se olharmos ligeiramente para a cena, poderemos achá-la bastante simples e mal posicionada, tendo ficado muito cheia do lado esquerdo se comparada ao direito.

    Acerca disso podemos dizer que o artista:

    1. Agiu intencionalmente.
    2. Não percebeu este detalhe.
    3. Não se preocupou com o desenho.
    4. Não conseguiu vislumbrar o resultado.

  10. O objetivo da explosão de luz criada pelo pintor é:

    1. Dar mais destaque aos pastores.
    2. Tornar a composição mais visível.
    3. Dar mais destaque à Virgem e seu Filho.
    4. Mostrar sua perícia no trato com a sombra a luz.

  11. É ……………. que equilibra os lados da pintura, atraindo os olhos do observador em direção aos personagens principais.

    1. a cor escura
    2. o desenho
    3. o contorno
    4. a luz radiante

  12. A técnica usada pelo artista foi:

    1. afresco
    2. óleo sobre tela
    3. aquarela
    4. óleo sobre madeira

Melhore sua percepção: encontre a cesta de ovos na pintura.

Gabarito
1.a / 2.c / 3.d / 4.b / 5.a / 6.c / 7.d / 8.b / 9.a / 10.c / 11.b / 12.d

Nota: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link:
Mestres da Pintura – CORREGGIO

2 comentaram em “A SANTA NOITE (Aula nº 50 E)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu
    A obra Santa Noite do pintor italiano Corregio é muito bela. Uma obra-prima . O claro-escuro presente, um jogo de luzes e sombras maravilhoso. Uma belíssima obra sobre o tema abordado. Notamos todo o sentimento do artista. Há audácia no colorido e efeitos de luzes e sombras. O gosto pelo moderno se opondo ao clássico. Seguiu várias linhas, inovando o seu trabalho.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Essa obra é realmente belíssima e bastante inovadora. O pintor usa o claro escuro com maestria.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *