Autoria de Lu Dias Carvalho
A italiana Rosalba Giovanna Carriera (1675 – 1757) tornou-se famosa como pintora de retratos usando a técnica do pastel. Foi aluna de Giuseppe Diamantini e de Antonio Balestra, tendo sido influenciada por Giovanni Antonio Pellegrini, seu cunhado. Iniciou sua vida artística pintando retratos em miniatura, chegando depois aos grandes formatos. Embora não tenha criado a técnica do pastel, foi a primeira a aperfeiçoá-la, esgotando as possibilidades artísticas até então conhecidas. Trabalhou para várias cortes europeias, inclusive para o rei Augusto II da Polônia. Influenciou a pintura em pastel francesa, quando ali esteve, tendo retratado o rei Luís XV.
A composição intitulada Retrato de uma Jovem é obra da artista que era capaz de captar em seu trabalho os traços de caráter dos retratados. O pastel possibilitava-lhe agradar os modelos sem ter que idealizá-los, pois dava-lhes delicadeza e suavidade aos retratos, como é possível notar no retrato acima.
A retratada, com o corpo de perfil e o rosto voltado para o observador, possui um olhar terno, tem a pele em tom de madrepérola, obtido pela fusão do azul, cor-de-rosa e cinzento-claro – as cores clássicas do pastel. A pintura a pastel não faz uso de sombras. O rosto da jovem traz um quê de infantilidade angelical. Seus lábios corados esboçam um tênue sorriso.
Obs.: A técnica do pastel ganhou força nos séculos XVI e XVII, principalmente entre os artistas italianos e os franceses. Rosalba Carriera foi responsável por seu ápice no século XVIII. Esta técnica tem sua origem no século XV, já tendo sido mencionado por Leonardo da Vinci.
Ficha técnica
Ano: 1708
Técnica: pastel
Dimensões: 36,3 x 30,3 cm
Localização: Museu Nacional do Louvre, Paris, França
Fontes de Pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pastel_(arte)
Views: 1