Autoria de Lu Dias Carvalho
A Expedição dos Argonautas é uma obra dos pintores Ercole de Roberti e Lorenzo Costa.
Numa embarcação a vela encontram-se vários personagens. As velas infladas pelo vento levam o barco de madeira escura para longe da costa rochosa. A água do mar não possui o azul ou verde característicos, mas um branco láteo. Tudo parece estranho, numa mistura de mundo fantástico com real.
Os pintores representam o navio Tonda, embarcação usada no século XV, para transportar mercadoria na região do mar Mediterrâneo. Como possui enfeites de ouro, a viagem enfocada na composição não é comercial, mas trata-se de uma aventura.
Na popa da embarcação está um homem forte, embrulhado numa pele de leão, segurando uma espada. Ele representa o deus Hércules, herói da mitologia grega. A seu lado, de vermelho, está seu companheiro e pagem Hylas. Na proa encontra-se Jason, responsável por guiar a expedição, em busca do Velocino de Ouro. Dentro do barco estão várias pessoas, algumas delas viradas para trás, enquanto outras se entretêm numa conversa. São os chamados argonautas.
Na lenda, o navio chamava-se Argos, por isso a expedição recebeu o nome de “Expedição dos Argonautas”. Sendo 50 os argonautas. Ao fundo aparece uma cidade com suas torres.
Esta obra não se encontra assinada, o que traz muitas dúvidas para os estudiosos de arte quanto à sua real origem. Supõe-se que foi feita em carvalho e álamo pelos pintores Ercole de Roberti e Lorenzo Costa.
Nota: Leiam sobre a lenda da mitologia grega, que conta a história dos tripulantes (argonautas) da nau Argos, em busca do Velocino de Ouro.
Ficha técnica
Ano: entre 1840-1890
Dimensões: 43 x 53 cm
Técnica: ?
Localização?
Fonte de pesquisa
Los secrtos de las obras de arte/ Taschen
Views: 7