Autoria de Lu Dias Carvalho
Perdoai-os Senhor, pois eles não sabem o que fazem. (Cristo)
Cristo Carregando a Cruz é uma das mais fantásticas obras de Hieronymus Bosc, sendo bem provável que se trate de um dos seus últimos trabalhos. É possível encontrar um pouco do estilo expressionista nas feições dos personagens presentes na obra. O artista consegue, através da expressão distorcida das figuras, repassar um clima de tensão, ódio, brutalidade e vingança.
No espaço quadrado da obra, o artista reuniu dezessete personagens, ao retratar a humilhação pública de Cristo. Algumas delas são vistas a partir da metade superior do tronco, outras a partir do ombro, e de algumas só aparece a cabeça ou o rosto. A ocultação do corpo das figuras repassa ao observador uma sensação de abafamento e aglomeração. Não há profundidade na composição, de modo que não é possível ao observador, desviar sua atenção dos rostos grotescos e do rosto inocente de Cristo.
Jesus, a caminho do Calvário, ocupa o centro da pintura. E sua cruz, em diagonal, apresenta apenas a parte superior. Seus olhos fechados recusam-se a presenciar a maldade humana. As mãos que seguram a cruz são as de Simão Sirineu.
O Cristo silencioso, cujo rosto situa-se no encontro de duas diagonais, repassa tristeza, dor e resignação, contrasta com a algazarra dos verdugos e suas faces ferozes, que se encontram em grupos de três e quatro pessoas.
No canto inferior esquerdo, Verônica exibe um pano com o rosto de Cristo. O bom ladrão, de rosto pálido e olhos angustiantes, aparece no canto superior direito, entre dois algozes, enquanto o mau ladrão, amarrado com cordas, é o último, na parte inferior direita.
Esta pintura tão organizada e serena é uma das que fogem à criatividade fantástica e desmedida do artista.
Ficha técnica:
Data: 1515 -1516
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 76, 7 x 83,5 cm
Localização: Museum voor Kunsten, Ghent, Bélgica
Fontes de Pesquisa:
Gênios da pintura/ Abril Cultural
A história da arte/ E.H. Gombrich
Grandes Mestres/ Abril Coleções
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Lu,
É impressionante como o artista consegue expressar na tela o contraste entre as expressões faciais e semblantes de todos. Enquanto Cristo demonstra um rosto delicadamente tranquilo, os outros homens apresentam faces carregadas, demonstrando que foram corrompidos pela ganância e crueldade e que perderam todo o sentimento humano. Realmente muito expressiva esta obra. Gostei!
Abraços,
Rosalí.
Rose
Para mim esta é a obra mais bonita de Bosch.
A ferocidade impressa no rosto das outras figuras é amedrontadora.
Cristo segue em meio à maldade humana.
Nenhum animal é mais cruel do que o homem.
Beijos,
Lu