Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição intitulada Amarelo, Vermelho e Azul é uma obra abstrata do artista russo Wassily Kandinsky — encantado com a associação entre cor e música —, tida como uma das mais importantes. Seu título enumera as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul), cores essas presentes em grande escala no quadro, acompanhadas de muitas outras. Aí também se encontram triângulos, quadrados, retângulos e círculos, além de elementos abstratos.
Os elementos presentes na tela estão flutuando: as formas coloridas assim como os sinais pretos postados acima delas, diante de um espaço fulgurante. Algumas formas são transparentes enquanto outras sugerem uma ordem especial, principalmente à esquerda. O fundo é também colorido. A metade esquerda do quadro apresenta-se clara e leve, enquanto a metade direita mostra reflexos pictóricos, cores escuras e densas. Uma nuvem de cor púrpura espalha-se pelas laterais do lado esquerdo.
Uma pequena grade de cores (contendo todas as cores presentes na pintura) é vista à direita, embaixo. O que aparenta ser um sol nublado ocupa a parte superior central da composição. Uma grande linha preta sinuosa aparece à direita. Um grande círculo à direita está pintado com a cor azul – a forma mais perfeita e harmoniosa das figuras geométricas elementares. E um retângulo luminoso à esquerda recebe um amarelo-claro. As cores não obedecem a um padrão específico na composição e os objetos presentes não são claramente reconhecíveis.
A música foi muito importante na busca dos artistas abstracionistas que sabiam que os compositores eram capazes de levar seus ouvintes a outras dimensões, sem fazer uso da representação direta da natureza. E, se a música era capaz de ser abstrata, ordenada e emocional, a arte também poderia ser. A pintura poderia se uma espécie de música visual, pensavam eles. Kandinsky foi o maior exemplo dessa aplicação, inclusive usou a terminologia musical (composições, improvisações e impressões) para nomear muitos de seus quadros.
Ficha técnica
Ano: 1925
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 1,27 m x 2 m
Localização: Coleção de Nina Kandinsky
Fonte de pesquisa
Tudo sobre arte/ Editora Sextante
Views: 38
Lu
Esta composição abstrata do artista russo Kandinsky é bonita e alegre. Ele utilizou formas geométricas, triângulo, quadrados,círculos, linhas definidas num plano assimétrico, mas organizado com cores muito bem combinadas, remetendo uma lembrança da tecnologia, da matemática e da física. Ressaltando que essa obra foi criada num período muito fértil do desenvolvimento científico e tecnológico em 1925.
Hernando
A criação de Kandinsky foge a tudo aquilo visto em outros estilos de arte. Foi uma grande guinada da História da Arte.
Abraços,
Lu