As partes desejadas e exaltadas do corpo da mulher variam de acordo com as culturas e a época. Em algumas delas, os seios, por exemplo, não exercem nenhum apelo sexual, sendo vistos apenas como necessários à criação dos filhos, com bem adverte o provérbio “Menina, tu mamas no peito de tua mãe, e outros mamarão do teu”, ou outro que diz que “O filho mama o que a mãe come”. Um provérbio ruandês deixa bem claro que os seios não são tudo no corpo da mulher: “Uma mulher é algo mais do que um par de tetas; as cabras também as têm”. Se às mulheres não é atribuída capacidade intelectual, elas pelo menos servem para amamentar os filhos que terão que se lembrar de que “O peito de sua mãe não deve ser esquecido”, pois, no futuro ela virá a depender daqueles a quem amamentou.
Certas culturas, entretanto, veem nos seios femininos um atrativo erótico, podendo trazer grandes perigos para o homem. Um provérbio espanhol reza que “Mulher de seios grandes, casa-a ou coloca-a num convento”, para que não tragam problemas. E, se o homem não quer confusão, é bom que “Não deseje os seios da mulher alheia”. Como as moças não fazem ideia do perigo que carregam, são alertadas para o fato de que “A jovem exibe os seios sem conhecer as consequências”. O homem precisa estar atento às suas escolhas, pois “Quem escolhe esposa velha não pode se queixar de peitos caídos”.
Outra preocupação que certas sociedades possuem é com a menstruação. Um provérbio árabe ensina que “Quando uma moça começa a menstruar, casa-a ou a enterre”, pois o perigo passa a ser dobrado. Na Costa do Marfim um provérbio reza que “É melhor dormir com fome do que comer a comida feita pela mulher menstruada”. Certos povos não aceitam ter relações sexuais com mulheres menstruadas ou com viúvas, como deixa claro o provérbio “É indiferente que a viúva esteja ou não menstruada”, ou seja, ninguém fará coito com ela.
Um provérbio russo diz que a “A mulher é como uma bolsa: carrega qualquer objeto que se coloque lá dentro”, numa referência ao útero, onde o homem despeja o seu esperma, ou seja, ela é o receptáculo do marido, de quem em tudo depende. Enquanto um provérbio tailandês aconselha cuidado com a vagina, ao dizer que “Enfia devagar a agulha no buraco pequeno”, outro já diz que “Uma vagina é como um focinho de porco”, ou seja, é tão forte que jamais deixará de funcionar. Mas “Se uma mulher oferecer seu sexo a todos, pilões serão usados nela”, pois acabará sendo abusada e desprezada, sem falar que terá a sua vagina alargada. O homem deve tomar cuidado e não se deixar iludir pela formosura da mulher, pois “A mulher de beleza deslumbrante tem dentes na vagina” Que perigo!
As nádegas são melhores vistas na África, Caribe e América do Sul. O Carnaval no Brasil que o diga, pois “Ninguém se gaba do traseiro se este não for grande”. Mas o homem tem que saber que “Uma mulher com um traseiro grande consome muita energia”, ou seja, custará muito dinheiro ao parceiro. Ele que se cuide!
Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel
Ilustração: obra de Fernando Botero
Views: 4
Lu
Somos resumidamente seios, nádegas e procriadoras. Acredito que a cada dia conquistamos mais poderes; alguns homens e cultura nos temem por isto, daí a mulher ser vista somente por esses atributos. Como bem diz Rita Lee: “por isto não provoque é cor de rosa choque”…
Pat
A verdade é que os homens sempre morreram de medo da inteligência e do poder das mulheres. É como diz aquele ditado: Quem desdenha quer comprar.
Beijos,
Lu
Lu
Nem sei o que dizer! Seios, mulheres, nádegas e provérbios tudo junto, estão me deixando confuso! Você quer dizer que excluindo a África, Caribe e América do Sul, o restante do mundo não gosta de mulheres grandes e/ou de nádegas grandes e/ou de peitos fartos? E se tiver silicone? Gostei do texto!
Beto
O silicone muda toda a história da humanidade. A mulher agora poderá dançar de acordo com a cultura. O que tornará o mundo bem mais democrático. Não fique confuso, pois muita novidade ainda vem por aí.
Abraços,
Lu
Independemente de provérbios, sei que o mundo sem mulheres não teria a menor graça.
Texto hilariante e rico em provérbios. Parabéns.
Ed
Os provérbios nunca foram muito amigo das mulheres. Herdaram todo o vigor do machismo.
Beijos,
Lu