Overbeck – ITÁLIA E GERMÂNIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor alemão Johann Friedrich Overbeck (1789 – 1869) nasceu numa família muito rica. Iniciou seus estudos artísticos com Jean Peroux, vindo mais tarde a frequentar a Academia de Viena, sendo um dos responsáveis pela criação da Guilda de São Lucas dessa cidade. Viveu em Roma juntamente com outros pintores alemães que residiam no Mosteiro de Santo Isidoro, onde produziam uma arte nacionalista, mas com temática religiosa. Esse grupo recebeu o nome de “Os Nazarenos” em razão de seus cabelos longos, sendo Overbeck reconhecido como seu líder. É também considerado o fundador da Arte Romântica Alemã.

A composição intitulada Itália e Germânia é uma obra do artista. As duas jovens mulheres, voltadas uma para a outra, numa postura de grande amizade, personificam a arte do Renascimento italiano e a velha tradição de pintura germânica. A jovem de cabelos escuros, rodeados por uma coroa de louros, à esquerda, é Itália, enquanto a da direita é Germânia com seus cabelos loiros trançados, adornados com uma grinalda de murta. A vestimenta de Germânia reporta à época de Albrecht Dürer, uma referência ao gênero nórdico, e a de Itália lembra as madonas de Perugino e Rafael Sanzio.

Os “Nazarenos” almejavam unir as características da pintura italiana e alemã da antiga Idade Média e do Renascimento, chegando até Rafael Sanzio. É interessante observar o modo como o artista criou a paisagem de fundo, indicando a união de duas nacionalidades, além de as duas figuras encontrarem-se de mãos dadas, expressando grande amizade e confiança. A da esquerda é uma paisagem italiana e à direita são vistas as ruelas de uma cidade alemã.

Ficha técnica
Ano: 1828
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 94,4 x 104,7 cm
Localização: Neue Pinakothek, Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Ed. Könemann
Romantismo/ Editora Taschen

2 comentários em “Overbeck – ITÁLIA E GERMÂNIA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Maura

      Sou eu quem agradece a sua visita e comentários neste espaço. Você é sempre muito especial.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *