Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada Simonetta Vespucci é uma alegoria da beleza clássica pintada pelo italiano Piero di Cosimo. Alguns, entretanto, veem na pintura a bela nobre Simonetta, casada com Marco Vespucci, de Florença, admirada por sua beleza, e que morreu aos 23 anos.
O pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, responsável pela escrita de um livro de biografias alusivas aos pintores italianos, ao ver esta pintura, imediatamente reconheceu-a como sendo a “bela cabeça de Cleópatra com uma serpente em volta do pescoço”.
Até o início do século XIX, esta composição pertencia à família Vespucci. Especula-se que tal família pode ter adicionado a inscrição (SIMONETTA IANUENSIS VESPUCCIA), que se encontra na base da pintura, homenageando uma de suas importantes antepassadas. Não se sabe a data em que foi feito tal acréscimo.
Outro ponto, que leva a identificar a pintura como a representação da beleza clássica, deve-se ao fato de que, naquela época, uma mulher jamais seria retratada com o colo nu, e ainda mais mostrando os seios. Além disso, quando Simonetta Vespucci morreu, o pintor tinha apenas 14 anos. A figura é também atribuída à divindade mítica chamada Prosérpina.
A figura apresenta-se de perfil, virada para a esquerda, com o cabelo trançado, com o qual foi feito um belo ornamento, encimado por pérolas, lembrando uma serpente enrodilhada. Possui a testa raspada, como se usava na época, No colo alvo, ela traz uma víbora, enrolada num cordão trançado. O animal tenta morder a própria cauda.
Ao fundo desenrola-se uma paisagem simples, onde é possível divisar a torre de uma igreja e inúmeras edificações. O céu está cheio de nuvens densas, uma delas, mais escura, realça a brancura do rosto da figura.
Ficha técnica
Ano: c. 1490
Técnica: óleo no painel
Dimensões: 57 x 42 cm
Localização: Musée Condé, em Chantilly, Oise, França
Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_Simonetta_Vespucci_(Piero_di_Cosimo)
Views: 0