Autoria de LuDiasBH
O pintor espanhol Juan Roelas (1560-1625) foi um dos responsáveis por ter revigorado a prática da pintura sevilhana. Nada se sabe sobre grande parte de sua vida. Dados sobre ele somente aparecem em 1597, quando assinou e datou uma gravura da “Elevação da Cruz”. Foi responsável por inúmeras encomendas para a catedral e para igrejas, vindo a tornar-se uma destacada figura em Sevilha/Espanha. Foi para Madri com o objetivo de candidatar-se a uma vaga de pintor real na corte. Embora não tenha conseguido tal cargo, permaneceu na capital espanhola por cerca de quatro anos. Foi responsável pela criação de retábulos monumentais, abundantes em figuras e em ações.
A gigantesca composição religiosa intitulada Adoração do Nome de Jesus é uma obra do artista. Trata-se da tela central do retábulo do altar-mor da igreja jesuíta da cidade de Sevilha. A pintura está dividida em duas zonas: a celestial e a terrena – estrutura muito comum em toda a Europa católica e especialmente em Sevilha. O artista trabalhou de modo que a fusão entre estas duas partes fluísse delicadamente.
Na zona terrena a Sagrada Família ocupa o centro da tela. Outras quatro figuras masculinas ali se encontram presentes. As figuras humanas apresentam formas arredondas e mostram leveza e graça em seus gestos, sendo destacadas pelo fundo escuro. Possuem expressões vivas e variadas. O artista usou um controlado jogo de luz e sombra para enfatizar o efeito dramático.
A zona celestial que desce até o canto direito da tela – como se ali estivesse uma janela – está tomada por inúmeros anjos. O cristograma IHS – Jesus Salvador dos Homens – ocupa o centro superior da tela, sobre um fundo dourado. A cabecinha de inúmeros anjos alados surge por entre seus raios. Os anjos mais velhos – todos vestidos – tocam instrumentos musicais ou estão a indicar o cristograma, enquanto os pequeninos, nus, cargam buquês de flores. As duas figuras abaixo também trazem impressas no peito o mesmo monograma – IHS.
A presença de uma mesa com toalha vermelha na cena e sobre ela uma bacia, tendo ao lado um homem – provavelmente um rabino – com uma toalha branca suja de sangue e uma faca nas mãos, leva-nos a crer que o Menino tenha sido circuncidado. Dois anjos, à direita, também parecem portar toalhas.
Ficha técnica
Ano: 1604/1605
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 534 x 335 cm
Localização: Capela da Universidade de Sevilha, Espanha
Fontes de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
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