Teste – A ARTE DO DADAÍSMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)

O Dadaísmo foi um fenômeno cultural, originado entre os anos de 1915 e 1922. Surgiu como um movimento contrário à Primeira Guerra Mundial e tinha como objetivo destruir todos os valores em vigência tanto no dia a dia da sociedade quanto na arte. Não se tem uma explicação exata para o nome que recebeu, porém a mais plausível é a referente aos artistas Hugo Ball e Richard Huelsenbeck que, ao revisarem um dicionário alemão-francês, depararam-se com a palavra francesa “dadá” (cavalinho de brinquedo). Tomados pelo som estranho da palavra e também pela sua associação com a liberdade da infância, eles acabaram por a adotar o termo em questão.

  1. O Dadaísmo foi um fenômeno cultural, originado entre os anos de 1915 e 1922. Surgiu como um movimento contrário à ————— e tinha como objetivo destruir todos os valores em vigência tanto no dia a dia da sociedade quanto na arte.

    1. Guerra dos Cem Anos
    2. Guerra das Duas Rosas
    3. Primeira Guerra Mundial
    4. Segunda Guerra Mundial

  2. Os artistas dadaístas acreditavam que a arte havia traído ———— e, por isso, adotaram uma atitude essencialmente anti-artística.

    1. a humanidade
    2. os artistas
    3. os mecenas
    4. os museólogos

  3. Os dadaístas atacavam vários alvos que acreditavam ser responsáveis por inibir e corromper o mundo artístico.
    Apenas uma das alternativas abaixo está incorreta:

    1. Os burgueses viam a arte como decoração.
    2. Os preconceitos acadêmicos continuavam.
    3. Marchands e colecionadores só queriam lucro.
    4. As obras eram malfeitas, embora baratas.

  4. Os artistas dadaístas refutaram o código rígido de moralidade, introduzido à força no indivíduo, o qual atribuíram às forças mancomunadas…

    1. do Estado, da burguesia e da Igreja
    2. da Igreja, da elite e dos artistas.
    3. da família, da Igreja e Estado.
    4. da família, da plebe e do capitalismo.

  5. Para os dadaístas o indivíduo deveria ser senhor absoluto de sua pessoa e, consequentemente, dono de sua liberdade total. Eles também nutriam repulsa pela razão e pela lógica, enquanto louvavam a superioridade…

    1. da lógica das proposições.
    2. dos conhecimentos verdadeiros.
    3. dos processos intelectuais.
    4. das forças irracionais.

  6. Todas as alternativas acerca dos dadaístas estão corretas, exceto:

      1. Desprezavam os modelos estéticos tradicionais.
      2. Sempre faziam uso da pintura, do desenho e da escultura.
      3. Trabalhavam com técnicas de montagem (colagem e fotografia).
      4. Desprezavam a gramática e criaram a “música do ruído”.

  7. Os dadaístas achavam que a ação coletiva era infinitamente mais importante do que a individual, uma vez que tirava do artista a pecha de “gênio solitário” e, em consequência…

    1. ganhava maior atenção dos “marchands”.
    2. atingia o público com uma ênfase maior.
    3. atingia um número maior de artistas.
    4. as obras ficavam mais baratas.

  8. Muitas das técnicas provocativas dos artistas dadaístas foram herdadas do Futurismo, enquanto do Cubismo eles herdaram …………, uma vez que desprezavam os materiais sofisticados e a execução refinada.

    1. a colagem
    2. as cores vibrantes
    3. a aquarela
    4. o sfumato

  9. O Dadaísmo tem como característica o apreço ao ilógico e ao absurdo, à ingenuidade radical, ao pessimismo irônico, ao ceticismo e à improvisação, cuja verdadeira intenção era chocar e protestar contra…

    1. o enriquecimento das elites.
    2. os preços exorbitantes das obras.
    3. as atrocidades da guerra.
    4. a pobreza vigente na época.

  10. Dentre os artistas citados abaixo, todos fizeram parte do Dadaísmo, exceto um que se encontra na alternativa…

    1. Richard Huelsenbeck, André Breton e Hans Arp
    2. Max Ernst, Samuel Rosenstock e Hugo Ball
    3. Man Ray, Alfred Stieglitz e Arthur Cravan
    4. Salvador Dalí, Max Ernst e Marcel Duchamp

Nota: a ilustração é uma obra de Kurt Schwitters – Há Milhões Atrás de Mim – litografia de 1932. O artista subverte o slogan nazista ao mostrar que os milhões que apoiam Hitler vinham dos capitalistas.

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO DADAÍSMO (I)
A ARTE DO DADAÍSMO (II)
Hausmann – O CRÍTICO DE ARTE

Gabarito

1c / 2a / 3d / 4c / 5d / 6b / 7b / 8a / 9c / 10d

Views: 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *