A MULHER É O ALVO DAS ITUs

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

urina

Infecção Urinária

A infecção do trato urinário (ITU) é a presença de micro-organismos em alguma parte do sistema urinário. Quando ocorre no rim, chama-se pielonefrite; na bexiga, cistite; na próstata, prostatite e na uretra, uretrite. A grande maioria das ITUs é causada por bactérias, sendo que a maior parte delas vem da flora intestinal para o trato urinário. A bactéria Escherichia coli representa 80-95% dos invasores infectantes. O acesso da bactéria se dá por via ascendente, ou seja, pela uretra, podendo se instalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim. Daí, serem muito mais comum nas mulheres que nos homens, devido ao tamanho da uretra feminina e sua proximidade com a região anal.

Geralmente, quando a pessoa tem uma ITU, apresenta sintomas do tipo dor, ardência, urgência para urinar e aumento da frequência de idas ao banheiro. Quando o rim é atingido, o paciente apresenta, além destes sintomas, calafrios, febre e dor lombar, podendo, algumas vezes, ocorrer cólicas abdominais, náuseas e vômitos.

A mulher, já sabendo que ela é o “alvo preferido”, tem de tomar algumas atitudes simples, mas bastante eficazes para evitar a ITU. Cuidados com a higiene pessoal, evitando transportar as bactérias da região anal para a uretra:

  • as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene de frente para trás, sempre que usarem o banheiro;
  • lavar as mãos antes e após utilizar o banheiro;
  • durante o banho, as mulheres e meninas devem se lavar sempre na direção da frente para trás;
  •  durante o período menstrual, os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias;
  •  ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia;
  •  não reter a urina por longos períodos. O ideal é urinar a cada duas ou três horas.
  • para mulheres que sofrem de ITU, após atividade sexual recomenda-se ingerir água antes e depois da relação, para que, após o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes.

Com estes procedimentos simples, as bactérias que podem ter entrado na uretra serão logo expelidas.

Cranberry

Ainda controverso é a indicação do cranberry como potencial método de prevenção das ITUs. Os produtos da fruta já vinham sendo usados em alguns países, há algum tempo, como um remédio popular para prevenir essa infecção. Para averiguar seu uso, Chih-Hung Wang, da Universidade Nacional de Taiwan, decidiu revisar artigos já existentes na literatura médica sobre essa relação. Chegou à conclusão de que seu consumo tende a ser mais eficaz em mulheres com infecção urinária recorrente, em populações femininas no geral, em crianças e em pessoas que consomem esses produtos mais de duas vezes ao dia.

De acordo com o estudo, a hipótese que justificaria o efeito benéfico da fruta é a presença de compostos que inibem a aderência da bactéria Escherichia coli na mucosa do trato urinário. Particularmente, se a pessoa tem ITU recorrente e pode pagar pelo seu consumo diário em forma de suco, irá se beneficiar também das outras propriedades de toda fruta vermelha, ótimas para o sistema cardiocirculatório.

4 comentários sobre “A MULHER É O ALVO DAS ITUs

  1. Patricia

    Lu,

    que artigo interessante, não sabia que esta fruta e as vermelhas fossem benéficas ao nosso ITU e sistema circulatório.
    Já que somos vulneráveis, o melhor é cuidar e prevenir.

    Bjos

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Pat

      Eu também não imaginava.
      Agora, não só como uma maçã todo dia, como ainda faço a propaganda.
      E as maçãs brasileiras são uma delícia.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *