Adrien van Ostade – A VENDEDORA DE PEIXES

Autoria de LuDiasBH 

avepe

A composição A Vendedora de Peixes é uma obra do pintor holandês Adrien van Ostade (1610-1685), que foi aluno de Frans Hals e recebeu influências de Adriean Brouwer e Rembrandt. Ele fez parte da Guilda de São Lucas de Haarlem. Foi um artista prolixo, tendo deixado inúmeras pinturas e cerca de 400 desenhos e aquarelas e perto de 50 esboços. Seus quadros em branco e preto são muito apreciados.

O artista tinha predileção pelas cenas de gênero camponesas, gênero em que fez escola, mas pintou também telas históricas e retratos. Na década de 1630, eram predominantes em suas pinturas as cenas de taberna e interiores de casas de camponeses, contudo, a partir de 1640, deixou de lado o cenário do meio rural para dedicar-se às cenas de vida urbana, trabalhando para a burguesia.

O pintor apresenta em sua composição acima, uma vendedora de peixes, num plano mais alto, no mercado. Ela descama um enorme peixe numa mesa de madeira, enquanto outros três jazem à sua esquerda. Em fila estão meia dúzia de peixes pequenos, à sua direita. Alguns caranguejos ali também se encontram. Ao lado da mulher, numa mesa pequena, está uma posta de um gigantesco peixe. Um cepo para cortar peixe está debaixo da mesa. A luminosidade vista nos peixes chama a atenção. Atrás da mesa encontra-se um balaio de vime. Pendurada numa ripa vê-se parte de uma balança. A peixeira encara o observador, como se estivesse a vender-lhe algo.

Uma mulher, frequentadora do mercado, passa na frente da peixeira, de costas para o observador, conduzindo seu balaio ainda vazio. À sua frente encontram-se muitas pessoas negociando. São vistas pequenas casas na rua e a torre de uma igreja ao fundo. O céu mostra-se alegre com seu fundo azul e nuvens brancas.

Ficha técnica
Ano: 1672
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 36,5 x 39,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *