Anita Malfatti – A CHINESA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A CHINE

A composição A Chinesa, obra da artista brasileira Anita Malfatti, era uma das  prediletas da autora.

O escritor Mário de Andrade dizia não gostar da obra, pois queria que a amiga não se desviasse daquilo que considerava ser o projeto modernista. Alguns críticos acham que as contínuas críticas, feitas ao trabalho de Anita, impediram-na de abrir um novo caminho na pintura, ou seja, tolheram-na em sua criatividade.

Ao contrário da opinião do escritor, A Chinesa foi muito bem recebida pelo público. A figura chama a atenção com sua túnica azul escuro, trazendo motivos coloridos nas mangas e barra. Ela se encontra assentada sobre uma almofada, um pouco de perfil, com as pernas meio cruzadas. Encara o observador com o olho esquerdo, enquanto descansa as duas mãos sobre os pés juntos. À sua direita, encontra-se uma lanterna colorida e, à sua frente, está um pequeno vaso.

O fundo vermelho da composição destaca os demais elementos pintados em diversas tonalidades de azul.

Ficha técnica
Ano: c. 1921-1922
Dimensões: 100 x 77 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Coleção particular

Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha

4 comentários sobre “Anita Malfatti – A CHINESA

  1. Paula Dias

    Lu,
    muitíssimo obrigada pela sua atenção, mas achei muito pouco o que você tem sobre o assunto. O mesmo que eu já havia pesquisado. Você está certa. as editoras não dão atenção à prata da casa. Teria alguma biografia ou mais análises da ibra de Anita Mafalti?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Paula

      Na biografia de Tarsila do Amaral você irá encontrar muitas informações sobre Anita Malfatti e seu trabalho, pois as duas foram contemporâneas e participaram da Semana da Arte Moderna. Nunca tive o prazer de encontrar uma biografia da Anita.

      Grande Abraço,

      Lu

      Responder
  2. Paula Dias

    Lu
    Gostaria de mais informações sobre a obra. Para mim é lindíssima. Estou fazendo um trabalho sobre expressionismo e escolhi Anita Mafalti e essa obra dela. Será a criação de uma coleção de 04 looks inspirada na obra.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Paula

      Encontrar informações sobre artistas brasileiros e suas obras é muito difícil. Tudo que está ali foi o que encontrei sobre Anita Malfatti. Nosso país não presa a memória de seus grandes artistas.

      Agradeço a sua visita e comentário. Fale deste espaço com seus colegas.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *