Cézanne – MONTAGNE SAINTE-VICTOIRE…

Autoria de LuDiasBH

MONSAVIC
O olho não é suficiente. É preciso refletir. (Cézanne)

Tomo essas cores, essas gradações cromáticas e fixo-as, combino-as. Formam linhas, convertem-se em objetos, rochas, árvores, sem que eu pense. (Cézanne)

A composição Montagne Sainte-Victoire Vista de Tholonet é de autoria do pintor francês Paul Cézanne. Em muitas de suas paisagens, principalmente nos seus últimos anos de vida, A Montagne Sainte-Victoire, em Aix, foi a sua principal personagem, sempre exercendo sobre grande fascinação.

A Montagne Sainte-Victoire é vista na composição começando pela estrada de Tholonet, como vista no centro, em primeiro plano, perto da serra. Esta era a sua montanha amada. Predominam na composição os tons alaranjados dos reflexos do sol no chão, confrontando-se ao verde das plantas, ficando no centro a imponente montanha.

No meio da paisagem é possível observar com exatidão a presença de uma casa com suas janelas verdes, totalmente inserida na paisagem. Ela, juntamente com as árvores situadas em primeiro plano, tem seus contornos bem definidos. À esquerda, no ângulo inferior, há um conjunto de árvores, possivelmente oliveiras.

À direita, na parte superior, as marcas são indicativas de estragos na pintura. É interessante notar que o pintor não se preocupava em pintar a paisagem tal como era, mas exteriorizava-a assim como a sentia.

Ficha técnica
Ano: c. 1896-1898
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 78 x 99 cm
Localização: Hermitage, São Petersburgo, Rússia

Fontes de pesquisa
Cézanne/ Coleção Folha
Cézanne/ Abril Coleções
Cézanne/ Girassol
Cézanne/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *