Cornelis Bisschop – MULHER DESCASCANDO MAÇÃS

Autoria de LuDiasBH

mudema

A composição Mulher Descascando Maçãs é uma obra do pintor holandês Cornelis Bisschop, ou Busschop (1630-1674), que foi aluno de Ferdinand Bol, de quem herdou a influência nos fortes contrastes entre luz e sombra. Ele se inspirou, para compor suas cenas domésticas, no trabalho de Nicolaes Maes e Samuel van Hoogstraten. O trio foi insuperável na apresentação de perspectivas complexas, como mostra esta obra de Bisschop.

Em seu quadro Mulher Descascando Maçãs, o artista apresenta uma intricada composição, em que mostra a divisão de três espaços diferentes, como se se tratasse de um tríptico, com a presença de uma única figura humana.

Uma mulher encontra-se no meio da composição, sentada no batente da porta. Ela descasca uma maçã, jogando as cascas no avental que traz no colo. Um dos pés está descalço, com o chinelo à vista. Atrás dela encontra-se uma vassoura e à frente está uma cadeira almofada. À esquerda vê-se um jardim com pássaros voando, ou pousados no chão. E à direita avista-se uma janela com uma sucessão de planos em profundidade, ressaltados por um jogo de luz.

De onde se encontra a mulher é possível ver outros ambientes, num dos quais aparece uma mesa, com uma taça e um prato sobre ela, uma cadeira e um grande quadro na parede frontal. Acima da porta de entrada está um enorme quadro, do qual se vê apenas uma pequena parte.

Esta composição lembra a pintura “Dânae”, de Mabuse (ver aqui no blog).

Obs.: Mulheres descascando frutas ou preparando quaisquer outros alimentos eram comuns nas cenas de gênero na Holanda. Retratavam o ideal de feminilidade e recato na sociedade de classe média, de acordo com a moral e a religiosidade vigente à época.

Ficha técnica
Ano: c. 1660
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 72,5 x 56 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *