Corregio – DESCANSO NA FUGA PARA O EGITO

Autoria de LuDiasBH

denafupe

A composição Descanso na Fuga Para o Egito é uma obra do pintor renascentista italiano Corregio (c.1469-1534), cujo nome oficial era Antonio Allegri, tido como um dos mais renomados artistas do Alto Renascimento italiano. É provável que tenha tido como mestre o pintor Francesco Bianchi Ferrari. Recebeu influências de Andrea Mantegna, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelangelo. Em sua busca para levar a seu trabalho leveza e elegância, acabou por ser um pioneiro na pintura ilusionista.

Em seu quadro acima, o pintor apresenta a Sagrada Família em fuga para o Egito, em meio a um luxuriante bosque. A Virgem Maria, com o Menino Jesus no colo, e São José, seu esposo, descansam da longa marcha, debaixo de uma palmeira. A família foi acrescida com a presença de São Francisco, que tanto pode ser uma homenagem ao santo, do qual o doador trazia o mesmo nome, ou à igreja. Ele se encontra de joelhos e com os braços abertos, em frente à Virgem e seu Menino.

Maria, retratada descalça no meio da composição, traz o seu filho nu, de pé em seu joelho. Sua fisionomia é de preocupação. Seu olhar, voltado para baixo, mostra-se distante. À sua direita encontra-se São José segurando uma folha da palmeira, para dela retirar fruto e água. Na sua mão esquerda encontra-se um fruto, que ele direciona para o Menino Jesus. A seus pés estão uma vasilha para carregar água, uma espécie de frigideira ou caneco e seu cajado.

Ficha técnica
Ano: c. 1520
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 106 x 123 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *