El Greco – ASSUNÇÃO

Autoria de LuDiasBH

assun

O quadro Assunção foi encomendado a El Greco para ornamentar a Capela Oballe, na Igreja de São Vicente, e se trata de uma das últimas obras do pintor. Ao receber a encomenda, o artista exigiu que fosse verticalmente maior, a fim de que pudesse alongar suas figuras, características peculiares ao seu estilo.

 Na parte inferior da composição, está a cidade de Toledo, numa forma espectral, à luz da lua, cuja metade encontra-se encoberta pelo primeiro anjo, cujos pés parece tocar um monte de rosas e açucenas. Esse enorme anjo, com seu manto amarelo dourado e com suas imensas asas abertas, de costa para o observador, parece empurrar para cima a figura majestosa de Maria e seu séquito de anjos, passando a impressão de que tudo se encontra em movimento ascendente.

 Acima da Virgem, que ocupa o centro da tela, está o Espírito Santo, em forma de pomba, enviando-lhe raios de luz. À direita e à esquerda de Maria, anjos instrumentistas recebem-na em sua morada celestial. A pomba está cercada por inúmeros querubins, dos quais se destacam apenas a cabeça e as asinhas.

 A Virgem, que tem as duas mãos cruzadas no peito, mostra o seu distanciamento da vida terrena, permanecendo totalmente em êxtase, com os olhos levantados para o alto, como se estivesse a observar o Espírito Santo acima dela.

 Para muitos críticos de arte, El Greco, nesta composição, coloca-se muito distante da realidade, tal e o exagero visto nas torções e nos alongamentos das figuras.

 Ficha técnica
Ano:1607-1613
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 347 x 174 cm
Localização: Museu de Santa Cruz….

 Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *