Frans Hals – O ALEGRE BEBERRÃO

Autoria de LuDiasBH 

oalebeb

O quadro O Alegre Beberrão é uma obra do pintor holandês Frans Hals (1580-1666), que começou a sua obra de artista independente bem mais tarde. Foi aluno do pintor e escritor Karel van Mander e foi membro da Guilda de São Lucas, chegando a presidi-la. Tornou-se um importante retratista da burguesia holandesa.

Frans Hals possuía um aguçado poder de observação, captando com facilidade a expressão dos retratados, o que o levou a produzir uma forma de retrato realista, que foi uma constante em seu trabalho artístico, tornando-o um dos mais famosos retratistas da pintura holandesa. Retratou beberrões, atores, músicos, ciganos e cidadãos da sociedade, dentre outros, sendo as obras “A Cigana” e “O Cavaleiro Sorridente” as mais famosas. Gostava de pintar, normalmente, as pessoas divertindo-se, como se capturasse um momento vivido, repassando-o para seu trabalho.

A composição acima é uma pintura de gênero. Nela, o pintor emprega tons claros e o uso de larga área fortemente colorida para efeito de contraste. Pela posição em que se encontra, tem-se a impressão de que o retratado, impregnado de vitalidade, foi congelado no tempo, com seus lábios entreabertos, com se estivesse prestes a proferir alguma palavra, com a  mão direita aberta, num gesto típico que acompanha a fala, como se fotografado tivesse sido.

Obs.: A tela foi assinada com o monograma do pintor.

Ficha técnica
Ano: c. 1628
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 79,5 x 66,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *