Gerard David – DESCANSO DURANTE A FUGA…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição religiosa Descanso durante a Fuga para o Egito é uma das mais belas obras do pintor flamengo Gerard David (c. 1460-1523), que pintou outras telas com este mesmo tema. Nesta, ele mostra ter obtido uma grande harmonia na cor e um delicado uso da luz e da atmosfera, em que as cores parecem cintilar numa luz orvalhada.  O uso do claroscuro dá volume às figuras. Tomando por base suas composições ilustrativas e realistas, presume-se que concluiu sua formação na Holanda. Possivelmente viajou à Itália. Fez parte da Guilda de São Lucas de Antuérpia. Teve alunos como Joos van Cleve e Joachim Patenier. O artista substituiu o pintor alemão Hans Memling, em Bruges, como pintor principal.

A cena que acontece ao ar livre, apresenta a Sagrada Família descansando da longa viagem que faz ao Egito, para fugir de seus perseguidores. A Virgem Maria, em primeiro plano, está sentada sobre uma rocha, como seu Menino no colo. Sobre os cabelos dourados ela traz um véu transparente. Usa um manto cinza-azulado, desde a cabeça aos pés, que cobre sua túnica azul que mostra uma parte de sua saia vermelha. Azul e vermelho são cores atribuídas a ela.

O Menino Jesus, vestido com uma camisola branca, meio transparente, está sentado na perna direita da Madona. Ela traz a cabeça baixa e os olhos voltados para ele. Ela segura o pequeno Jesus com a mão direita e, com a esquerda, entrega-lhe um cacho de uvas verdes, símbolo da Eucaristia. Filho e Mãe ocupam o centro da composição. Um cesto de vime, maravilhosamente trabalhado, é visto à direita.

José, por sua vez, encontra-se em segundo plano, com um longo bastão levantado, tentando tirar frutos da palmeira para alimentar sua esposa e filho adotivo que estão de costas para ele. Não é apresentado como um homem velho, mas de meia idade. Ao fundo, ergue-se uma cidade com árvores e serras e com seus contornos azulados em razão da distância.

A paisagem mostra que o acontecimento se dá na parte da manhã. Existe um clima de quietude na pintura. Enquanto a parte direita apresenta-se mais iluminada, a esquerda mostra-se mais escurecida por causa da densidade da vegetação. Nesta parte também se encontra o jumentinho arreado e amarrado ao tronco de uma árvore, descansando para continuar a jornada.

Ficha técnica
Ano: c.1523

Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 45 x 44 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/art-object-page.50.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *