Giotto – MADONA E O MENINO EM MAJESTADE

Autoria de LuDiasBH

maeomem

O pintor e arquiteto florentino Giotto di Bondone (1267 – 1337) é considerado um dos mais importantes precursores da pintura ocidental. Conta a lenda que, ainda rapaz, foi descoberto por Cimabue, enquanto desenhava as ovelhas de seu pai. Não se sabe se tal fato é verdadeiro, mas se tem como certo a informação de que ele foi discípulo do mestre Cimabue, tendo trabalhado em sua oficina, ainda que de forma independente.

A composição Madona e o Menino em Majestade, também conhecida como Madona Entronizada com os Santos e ainda Madonna di Ognissanti, é uma obra de Giotto. Este retábulo foi feito para ornamentar a igreja de Ognissantie em Florença, na Itália.

A Virgem, com o filho ao colo, encontra-se em seu trono, uma unidade estruturada arquitetonicamente e muito bem decorada, cujos degraus elevam-na. À esquerda e à direita do trono encontram-se doze figuras, sendo seis de cada lado, representando os santos. Todas trazem a cabeça num plano ligeiramente mais baixo de que a do Menino, em sinal de reverência. Dois anjos apresentam-se ajoelhados, em primeiro plano. Os olhares estão concentrados na figura da Virgem e de seu Filho. Somente ela lança um olhar para fora do quadro, na direção do observador, como se dedicasse a ele toda a sua atenção. As vestes e as cores usadas são bastante comuns, como seriam na vida real. É possível ver até o contorno dos seios da Madona através do tecido transparente de seu vestido. As dobras do manto azul da Virgem direcionam o olhar do observador para o Menino Jesus.

Ao contrário das divinais figuras sacras anteriores, a Virgem de Giotto é extremamente humana em sua bela e majestosa figura. Suas volumosas proporções e o grande espaço ocupado por ela, em relação aos demais personagens, são propositais. Têm o objetivo de mostrar a grandiosidade da Mãe do Salvador, apesar de sua visível humanidade. O artista traz a Virgem e seu Filho para o plano terreno, numa nova concepção de mundo. Esta obra trata-se de um uma incrível invenção pictórica, envolvendo não apenas um novo conteúdo ideológico como também novas posições mentais.

Este painel, em relação à época em que foi feito, apresenta um Giotto extremamente revolucionário, assim com o foram Masaccio e Caravaggio em suas respectivas épocas. Foi responsável por dar início a uma nova tendência na arte florentina.

Ficha técnica
Ano: c.1308
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 325 x 204 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
Os pintores mais influentes/ Editora Girassol
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Gótico/ Taschen
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *