Giuseppe Arcimboldo – O BIBLIOTECÁRIO

Autoria de LuDiasBH

obiblio

O Bibliotecário é um triunfo da arte abstrata no século XVI. […] Não há nada mais espirituoso ou mais próximo da arte abstrata do que este inteligente quadro. (Bruno Geiger)

A composição O Bibliotecário é uma obra do famoso pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, retratista oficial na corte dos Habsburgos. A figura retratada, segundo alguns, é Wolfgang Lazius, humanista e historiador que serviu à Casa de Habsburgo. O artista apresentava os retratados em suas atividades profissionais, ou seja, por meio de objetos associados à ocupação de cada um.

A figura composta por livros, cuja posição dá forma a um busto masculino, encontra-se de frente para o observador. Aparenta inteligência e elegância. A cortina drapeada, que cai sobre seu ombro esquerdo, como se fora uma beca, dá-lhe um ar de mestre. Um livro aberto sobre sua cabeça possivelmente alude a seus cabelos brancos. Os marcadores, que saem dos dois livros que servem de base, representam seus dedos. Sua barba é composta por caudas de animais, que eram usadas à época como espanadores. Um livro vertical, à direita, representa sua face esquerda e a fita alaranjada compõe a orelha. Um livro na vertical compõe seu nariz, enquanto parte de dois outros, alaranjados, formam a boca. As chaves (da biblioteca) formam os olhos e os óculos do blibliotecário.

A pintura faz parte da coleção de Skokloster Castle, tendo sido trazida para a Suécia, quando na Batalha de Praga, em 1648, o exército sueco saqueou o Castelo de Praga. Como o artista não assinava suas pinturas, com raras exceções, outras versões de O Bibliotecário têm sido encontradas, contudo, não tem sido possível atribuí-las ao artista. E mesmo esta é tida como uma cópia posterior da pintura original, de paradeiro desconhecido, depois de um estudo científico publicado em 2011. Em razão de seu trabalho criativo, o artista é tido por muitos como um dos precussores da arte moderna. Aqui, chama a atenção a delicadeza da capa dos exemplares que compõem a figura.

Ficha técnica
Ano: c. 1566
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 97 x 71cm
Localização: Skoklosters Slott, Balsta, Suécia

Fontes de pesquisa
Arcimboldo/ Editora Paisagem
http://www.historyofinformation.com/expanded.php?id=3183
https://www.nga.gov/exhibitions/2010/arcimboldo/arcimboldo_brochure

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *