Goya – A FAMÍLIA DE CARLOS IV

Autoria de LuDiasBH alba4

Goya logrou grande êxito ao retratar A Família de Carlos IV, pois a obra é considerada uma das mais importantes do pintor e da história da pintura espanhola, quer pelas qualidades pictóricas quer pelo fantástico retrato psicológico que fez da família real. O quadro foi encomendado para comemorar o décimo aniversário do reinado do rei e da rainha, que juntos tiveram 12 filhos.

Todos os personagens presentes estão magnificamente vestidos com roupas de seda, além de belíssimas joias e muitas condecorações, o que dá à obra um belo colorido. A composição pode ser dividida em três partes (da esquerda para a direita):

Grupo 1

  • O infante Carlos Maria Isidro
  • O futuro Fernando VII
  • María Josefa Carmelha de Bourbon, irmã do rei
  • Uma mulher virada para o fundo, não pertencente à realeza *

Grupo 2

  • A pequena María Isabel, filha dos reis
  • A rainha María Luísa
  • O infante Francisco de Paula
  • O rei Carlos IV

Grupo 3

  • Antonio Pascoal, irmão do rei
  • Carlota Joaquina, a filha mais velha dos reis
  • Luís de Parma, genro dos reis
  • Maria Luísa Josefina, filha dos soberanos e esposa de Luís de Parma
  • O bebê Carlos Luís, filho do casal e neto dos reis

Goya autorretratou-se no lado esquerdo da composição, na penumbra, atrás do primeiro grupo, diante de uma imensa tela inclinada. Encontra-se na mesma altura do rei, o que mostra o seu prestígio na corte. É também notável o modo como ele fez a distribuição das figuras, colocando dois homens e duas mulheres em cada grupo, excetuando a sua presença e a do bebê. Observando as cores, da esquerda para a direita, é possível notar que, aos poucos, os tons frios cedem espaço aos quentes.

A rainha María Luisa, que chegou à corte espanhola aos 14 anos, como esposa do futuro rei, é a figura que domina a cena e não o rei, conforme acontecia na vida real, ficando no centro da composição. Quando este quadro foi pintado, ela estava com 48 anos. Era dominadora e possessiva, e tinha como amante o primeiro-ministro Godoy. O pintor traduz suas características psicológicas com perfeição, realçando seus olhos desafiantes, queixo firme, lábios fechados, cabeça ereta e altiva. Era ela que, debaixo das cortinas, quem realmente governava. Seu vestido é feito de brocados e rendas, com detalhes muito bem trabalhados. Ela usa inúmeras joias de ouro, pedras e diamantes.

Sobre a rainha escreveu um emissário russo:

Os muitos partos, as indisposições e talvez também o germe de uma doença da qual se diz que pudesse ser hereditária, têm-na murchado completamente. Sua pele esverdeada e a perda dos dentes, a maioria postiços, deu-lhe um golpe definitivo em sua aparência.

O rei Carlos IV era uma pessoa indiferente e sem determinação, que preferia os relógios, a caça e o lazer às suas obrigações de monarca, conforme retratado com seu olhar ausente. Usa o colar do Tosão de Ouro, e muitas condecorações em forma de estrela.

María Josefa de Bourbon, irmã solteira do rei, situada no primeiro grupo, parece entediada. Sua figura grotesca usa um chapéu de penas e pesadas joias.

Goya pintou apenas o perfil de Carlota Joaquina, baseado em desenho antigos, pois ela havia deixado a Espanha cerca de seis anos antes, para se casar com dom João VI, que governava Portugal em nome de sua mãe louca, Maria. Veio depois para o Brasil.

Ao se pintar junto à família real, Goya demonstra que gozava de grande prestígio na corte espanhola, onde recebia um alto salário como pintor real. Godoy, o primeiro ministro e amante da rainha, chegou a aprender a linguagem de sinais, para se comunicar com o pintor, que havia ficado surdo.

*A figura de rosto oculto posiciona-se no lugar da futura esposa do futuro rei Fernando VII, que ainda se encontrava solteiro. Assim que ele se casasse, o rosto de sua mulher seria pintado por Goya, no lugar do rosto da desconhecida.

Ficha técnica
Ano: 1800-1801
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 280 x 336 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Goya/ Abril Coleções
Goya/ Coleção Folha
Goya/ Editora Manole Ltda.
Los secretos de las obras de arte/ Editora Taschen

2 comentários sobre “Goya – A FAMÍLIA DE CARLOS IV

  1. Manoel Matos

    Lu

    Nunca imaginei que este quadro contivesse tanta informação. Imagino quanto trabalho deve ter tido para colher tanta informação.

    Abraços,

    Nel

    Responder
    1. LuDiasBH

      Nel

      Confesso que fiz muita pesquisa para tentar fazer um texto completo.
      Mas foi bem interessante.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *