Goya – O GUARDA-SOL

Autoria de LuDiasBH goya1

Na sua composição O Guarda-Sol, tela preparatória para uma tapeçaria que tinha por função ornamentar uma das salas do Palácio Real do Prado, Goya apresenta as figuras de dois jovens, em primeiro plano, tendo uma paisagem ao fundo. A tapeçaria deveria ficar acima de uma porta (sobrepuerta).

As duas figuras, jovens e bem vestidas, formam uma composição piramidal. Eles se encontram no cume de uma colina. A sensação de altura é bem convincente. Pela luz tênue que emana do quadro, é possível notar que se trata de um final de tarde.

A moça está assentada sobre a relva, com suas vestes rodadas. Sobre sua saia está deitado um cãozinho preto, com um laço vermelho no pescoço, que faz o papel de um amigo atento, com os seus olhinhos abertos. Ela traz na mão direita um leque fechado. Usa um casaco de pele forrado de preto e um lenço no pescoço. Com sua expressão faceira, é a figura principal da composição. Seu olhar brincalhão dirige-se diretamente para o observador.

O rapaz, de pé à direita da rapariga, cobre-a com um guarda-sol verde, que projeta sombra sobre os dois. Ele veste um paletó curto, um colete vermelho e traz também um lenço no pescoço. Usa uma rede nos cabelos.

À direita do casal, uma pequena árvore inclinada ajuda a equilibrar a parede compacta que se ergue à esquerda da composição, enquanto cores brilhantes destacam as árvores abaixo, no segundo plano. Uma nesga azul do céu destaca o azul da vestimenta da jovem.

Ficha técnica
Ano: 1776 – 1778
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 104 x 152 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Goya/ Abril Coleções
Goya/ Coleção Folha
Goya/ Editora Manole Ltda.

2 comentários sobre “Goya – O GUARDA-SOL

  1. Carolina

    Boa noite equipe Virus da arte.

    Consta errata no texto,
    Ficha técnica
    Ano: 1977
    A data séria de 1776 a 1778

    Atenciosamente

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Carol

      Obrigada pela correção da data do quadro.
      Já fiz a mudança… risos.
      Foi falha minha, ao copiá-la.

      Beijo no coração,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *