Guardi – VENEZA: A GIUDECA COM…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

adiuco

A composição denominada Veneza: A Giudecca com a Igreja das Zitelle é uma obra do pintor italiano Francesco Guardi (1712-1793), considerado um dos mais renomados pintores de vista (vedute) venezianos, arte que aprendeu com Giovanni Antonio, seu irmão. No início de sua carreira, o pintor tinha os retábulos como principal trabalho. Depois passou a pintar cenas atmosféricas de sua cidade, tendo como influência o trabalho de Canaletto e Michele Marieschi. Além disso, criou pinturas ilustrativas das grandes festas venezianas.

Para um melhor entendimento da tela, é preciso saber que a Giudecca é um pequeno arquipélago, e também o nome da sua ilha principal, ao sul do centro de Veneza, separadas do centro por um canal chamado Canale della Giudecca.

Pelo enquadramento da composição, presume-se que o artista estava a pintá-la de dentro de um barco, de onde podia pintar a fachada da igreja das Zitelle (Santa Maria della Presentazione) e também a cena que se desenrolava à sua frente, com barcos subindo e descendo, o esvoaçar de suas velas e os remos empurrando a água.

Ficha técnica
Ano: c. 1780-85

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 17,8 x 23 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

2 comentários sobre “Guardi – VENEZA: A GIUDECA COM…

    1. LuDiasBH Autor do post

      Tânia

      Apesar de ser muito difícil escrever sobre arte, pois os livros encontrados sobre tal assunto em nosso país, além de escassos, são muito caros, tenho me esforçado para levar o melhor a meus leitores. Fico muito feliz que tenha gostado. Agradeço a sua visita e o seu comentário. Espero que volte mais vezes.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *