IMPORTÂNCIA DO SUCO FUNCIONAL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

bi66

Alguns Benefícios do Suco Funcional

No Brasil, a incidência de câncer se torna mais evidente à medida que ocorre o envelhecimento da população. Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no país. Na faixa etária acima de 40 anos, já é a principal causa de óbitos. A alimentação é considerada um fator de risco modificável. Portanto, mudanças na dieta podem diminuir o risco de desenvolver câncer e até mesmo ajudar a combatê-lo.

Já sabemos que alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros reduzem as chances da ocorrência desta doença. Em linhas gerais, os tumores se desenvolvem através de células defeituosas, conhecidas por neoplasias, e crescem pela formação de novos vasos sanguíneos, conhecidos pelo nome de angiogênese. A adoção de um padrão alimentar saudável que combata as células tumorais, que fortaleça o sistema imunológico e impeça a formação desses novos vasos que irrigam o tumor é nosso objetivo.

Uma dieta “anticâncer” poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de tumores, como os de cólon, de reto, de próstata, de mama, entre vários outros. Além disso, adotando uma dieta mais saudável, a pessoa ganhará, “de quebra”, proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que é a maior causa de mortalidade no mundo.

O alimento a seu favor

Utilize os alimentos listados a seu favor:

  • chá verde;
  • açafrão da terra (curcuma);
  • cogumelos (shitake);
  • frutas vermelhas – amora, morango, maçã, romã;
  • temperos – hortelã, tomilho, manjericão, canela e alecrim;
  • legumes crucíferos – couve, couve de bruxelas, brócolis, couve-flor;
  • alho, cebola;
  • soja.

Controle a ingestão de gorduras saturadas e evite as gorduras do tipo “trans”, contidas em biscoitos e sorvetes. Escolha as gorduras certas, ricas em ácidos graxos e ômega-3, encontradas no azeite de oliva extra virgem (o ômega 3 também pode ser encontrado nos peixes de águas salgadas e frias, como o atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão).

Aumente o consumo de fibras, consumindo mais alimentos integrais e reduzindo os alimentos processados (provenientes da farinha branca) e o consumo de frutas e de vegetais, incluindo no mínimo cinco porções desses ao dia. Outros não menos importantes são:

  • gengibre;
  • tomate cozido;
  • uva, suco de uva ou vinho tinto;
  • chocolate meio-amargo (com 70% de cacau).

Sempre que for possível, dê preferência na compra de produtos sem agrotóxicos e orgânicos.

Ao longo do dia

  1. Inicie o dia com um suco verde, que inclui laranja, couve, cenoura, gengibre, hortelã e maçã.
  2. No meio da manhã, tome um chá verde ou um suco de romã.
  3. No almoço, inclua no prato uma maior porção de vegetais e legumes, o mais variado possível, temperado com azeite de oliva extra virgem, alecrim e limão, associado a um carboidrato da sua escolha e uma carne magra, também se utilizando dos temperos anticâncer (não se esqueça do açafrão).
  4. No decorrer da tarde, coma uma ou duas frutas.
  5.  E termine a noite com um lanche mais leve, à sua escolha.

Benfícios do suco funcional

  • Desintoxica o organismo
  • Modula quadros de hipertensão arterial
  • Auxilia no controle de peso
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Ajuda nos casos de câncer
  • Evita osteoporose
  • Auxilia no controle de doenças cardiovasculares
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Melhora a contração muscular
  • Evita a fadiga muscular
  • Evita dores de cabeça
  • Diminui a TPM

Como fazer:
Couve ( 2 molhos)
Hortelã ( 2 molhos)
1 maçã
½ cenoura
2 cm de gengibre
Suco de 2 laranjas

Bata no liquidificador.
Bata a couve e a hortelã e coloque em formas de gelo. Ao preparar o suco, inclua a couve e a hortelã congeladas ( 2 a 3 cubos/pessoa). É mais prático e não perde os nutrientes.

8 comentários sobre “IMPORTÂNCIA DO SUCO FUNCIONAL

    1. LuDiasBH Autor do post

      Cris

      Temos tido artigos excelentes neste blog.
      E agora com a presença do doutor Telmo ficou melhor ainda.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    2. Danilo Prado Autor do post

      Boa tarde, Lu,

      Excelente artigo. Todos os alimentos que o Dr. Telmo indica e muitos outros, eu uso constantemente, com alternância semanal entre eles, para evitar o excesso de alguns nutrientes e carência de outros. O segredo é variar a alimentação, sempre com frutas, verduras, legumes, oleaginosas, óleos saudáveis (uso diariamente dois óleos, escolhidos entre os de macadâmia, abacate, linhaça, gergelim e cártamo, ricos em ômega 3, 6 e 9).

      Uso uma variedade enorme de chás. Mas, diariamente, não abro mão do chá verde, que tomo com moderação. Entre os ‘farelos’ e outros produtos que uso, estão incluídos quinoa, aveia e farelo de aveia, amaranto, chia, farinhas de jabuticaba, farinha de semente de uva, maca peruana, gergelim, linhaça, canela em pó e em casca, pólen, geleia real, cacau em pó, e muitos outros produtos saudáveis. Os alimentos integrais, como o arroz, uso os orgânicos. Aliás, todas as amostras de arroz, seja o polido ou o integral, estão contaminadas por arsênio, metal pesado nocivo e que se acumula no nosso corpo.

      Um grande guia da alimentação anticâncer é o livro do Dr. David Khayat, “A Verdadeira Dieta Anticâncer”. Vale a pena ter e consultar sempre.

      Desejo um ótimo carnaval para você.

      Abraço,

      Danilo

      Responder
      1. LuDiasBH Autor do post

        Danilo

        As dicas deixadas por você são excelentes. Também faço uso do chá verde e muitos dos alimentos citados por você. Apesar de tudo isso, nada como a genética, pois tenho uma tia de 105 anos, ativa e com a memória em perfeita ordem, acostumada ao feijão com arroz e uma ou outra verdura, adora doces e um vinho.

        Abraços,

        Lu

        Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário

      Não o fazemos ou por preguiça, ou por desconhecimento ou por ignorância.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  1. Edward Chaddad

    Já guardei o texto em meus favoritos. Logo que for operado da vesicula, após a dieta que o médico me recomendar, vou adotar este suco.
    Excelente texto que rende saúde.
    Obrigado ao Dr. Telmo.

    Responder
  2. LuDiasBH Autor do post

    Dr. Telmo

    Além de benéfico, o suco funcional é uma delícia.
    Espero que todos o aprovem.

    Abraços,

    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *