ÍNDIA – CASAMENTO HINDU

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

casind

Os casamentos na Índia obedecem às várias tradições, variando de acordo com a casta, a região, a cultura e os costumes das mais diversas etnias que compõem o mosaico indiano. Embora encontremos exceções nos dias de hoje, muitos dos casamentos entre hindus são arranjados pelas famílias dos noivos, a fim de reforçar os laços familiares, que são muito importantes na Índia. Muitos hindus acreditam que uma pessoa solteira não possui status social. Por isso, o casamento hindu é considerado uma união sagrada e imutável. E, se um filho ou filha não casar, gera uma grande tristeza para a família.

Os pais buscam companheiros especiais para seus filhos, levando em conta a mesma religião ou casta das famílias. A aliança é arranjada depois que consultam os mais velhos da família e os astrólogos comparam horóscopos, castas, contexto familiar e social. Quando o casamento é arranjado, as duas famílias entram em uma relação mais profunda, de modo que, ao surgirem problemas na vida do novo casal, ambas  trabalham juntas, para resolvê-los.

Um casamento hindu mais parece uma maratona para os noivos e sua família. Exige uma cerimônia bem elaborada, que passa por diversas fases.  A duração pode levar vários dias. Já na semana anterior ao casório, vários rituais são feitos, principalmente aqueles ligados à fertilidade, pois uma mulher estéril é descriminada, principalmente pela sogra que, na maioria das vezes, não é lá flor que se cheire,e quer descontar na nora, aquilo que passou debaixo das garras da mãe de seu marido.

As mãos da noiva, assim como as de suas amigas, recebem lindos desenhos de henna, antes do casamento. Pela exuberância desses pode-se saber a qual casta pertence a noiva. Os corpos dos nubentes passam por intensa massagem com óleos perfumados, com as mais variadas essências, enquanto eles cantam mantras, de modo a purificar o corpo e a alma, antes da cerimônia. As irmãs do noivo costumam roubar-lhe os sapatos, para que o irmão lhes dê, em troca, presentes em ouro, ao devolvê-los.

No dia do casamento, o noivo chega à casa da escolhida conduzido por uma procissão, às vezes montado num cavalo branco, de turbante e espada. Durante a festa, para testar a coragem e o vigor do moço, um parente da noiva desafia-o para uma luta. Assim poderá ver se o cavalheiro está apto para defender a honra de sua futura esposa. O sacerdote invoca as bênçãos de Brahma para o casa, e se dirige a seus antepassados, pedindo-lhes para abençoar aquela união.

Iogurte e mel são oferecidos pela noiva ao futuro marido, como indicativo de sua pureza e doçura. Ambos trocam um colar, colocado durante a cerimônia no pescoço um do outro. Ao final, o pai entrega a filha ao marido, e eles trocam seus anéis. O ambiente é purificado com óleos e essências, enquanto os pombinhos fazem juras de amor eterno. No final da cerimônia, pisam numa pedra para simbolizar a força do amor de ambos. Mas a festa não para por aí. Mesmo depois de casados existem outras cerimônias a cumprir na nova casa. Levam consigo uma chama sagrada, que devem manter acesa. Primeiro entra a noiva com o pé direito e, depois, o noivo. A seguir, ficam em silêncio até o cair da noite, para que, sob um céu estrelado, prestem homenagens a seus antepassados.

A joia indiana está fortemente ligada ao casamento, pois existe uma grande necessidade de torná-lo visível aos olhos da sociedade. A Índia é regulada pelas regras do casamento e da religião. Ao término do ato do casório é comum o pai da noiva dizer para o genro: “Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro”. Como veem, o ouro tem grande valor junto a esta cultura, que, embora alguns julguem espiritualizada, é na verdade muito materialista.

Embora o dote seja “oficialmente” ilegal nesse país, tal prática sobrevive com muita força. O único bem pertencente à mulher são as joias, que ela recebe da sua família ao se casar. Caso o casal venha a se divorciar, ela vai ter direito de levar apenas suas joias. Nada mais! Todo o resto fica para a família do marido. E se vier a se enviuvar, grande azar para uma mulher hindu, ela não poderá mais usar nem mesmo essas joias em seu corpo, mas poderá passá-las às filhas. Em razão da importância de tal adereço, o metal utilizado nas cerimônias de casamento é sempre o ouro (de acordo com a casta, é claro). Simboliza a deusa Lakshmi e é sinônimo de pureza e abundância, sendo proibido o seu uso nos pés.

Na Índia, setembro e março são os meses eleitos para os casamentos. As joalherias ficam entupidas de famílias ricas, para escolherem as joias mais vistosas que irão enfeitar a noiva. Algumas peças são indicadoras da casta ou da religião, e não podem ser usadas por outras castas ou pessoas oriundas de outros credos. Assim, enquanto num casamento ocidental o símbolo da união é o uso de alianças, na Índia, a noiva se casa carregada de ouro. Como diríamos por aqui, parecendo “uma árvore de natal”.

As peças mais utilizadas são:

  • o Nath (brinco de nariz);
  • o Bor (adorno usado na testa);
  • o Paizeb (tornozeleira com sininhos) e os populares anéis nos pés (somente em prata);
  • o Mangalsutram é a peça mais tradicional, que vem do sânscrito “mangal” (próspero, abençoado) e “sutram” (cordão).

O cordão de casamento só pode ser retirado em caso de morte do marido. É tecido com finas linhas de algodão tingidas de amarelo. São 108 pedaços de linha trançados (esse é um número de sorte para os indianos). Um pingente é colocado no cordão para atrair ainda mais sorte.

Nota: imagem copiada de http://www.noivas.net/cerimonia-de-casamento-hindu

23 comentaram em “ÍNDIA – CASAMENTO HINDU

  1. Isabela

    Lu,
    muito obrigada! Este site me ajudou muito com o meu trabalho. Este site faz muito sucesso, você ganhou uma seguidora.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Isabela

      Será um grande prazer tê-la como seguidora. Fico feliz ao saber que pude ajudá-la em seu trabalho.

      Um grande abraço,

      Lu

      Responder
  2. Roseli de Souza

    Bom dia, Lu!
    Estou fazendo pesquisa sobre Casamento Hindu para um trabalho de Curso de Organizacão de casamentos. Muito interessante, mas preciso de mais informacões, como significados das pinturas no corpo, ouro, flores, alimentação, enfim tudo o que é usado.
    Obrigada pela atenção.

    Roseli

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Roseli

      Clique em ÍNDICE GERAL, na primeira página. Ao abrir, clique em JANELAS PARA O MUNDO. Ali terá inúmeras informações, pois são mais de 100 textos sobre a cultura indiana. Espero que encontre o que deseja.

      Amiguinha, foi um grande prazer recebê-la neste site. Obrigada pelo seu comentário, volte sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Naii

      Que é costume as viúvas usarem branco, eu sei, embora as pobres usem um branco encardido. Agora não sei se há uma restrição para que outras mulheres usem esta cor. As indianas gostam de cores fortes. Suas roupas são muito coloridas. Talvez não optem pela cor branca por estar relacionada às viúvas e por ser muito apagada para quem gosta de cores exuberantes.

      Muito obrigada por sua participação e comentário. Foi um prazer tê-la aqui. Volte sempre, pois há inúmeros artigos sobre a cultura indiana!

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Kerolayn Santarem

    Oi, Lu!

    Gostei muito do seu artigo! Mas gostaria de saber qual é a fonte de suas pesquisas, pois gostaria de usar seu artigo em um trabalho e te referenciar, mas preciso saber sua fonte de pesquisa.

    Beijos,

    Lu

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Amiguinha

      Eu sempre coloco as fontes das informações, acontece que os textos sobre a Índia são baseados em informações repassadas por uma amiga que mora naquele país. Consulto dezenas de livros sobre os assuntos referentes à cultura daquele povo, que apenas reafirmam as informações de minha amiga.

      Um grande abraço,

      Lu

      Responder
  4. Anna

    Olá, Lu!
    Amei seu artigo e preciso saber um pouco mais sobre o casamento indiano. Como posso saber mais, quais os sites? Ou posso entrar em contato diretamente com voce?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Anna

      É um grande prazer recebê-la aqui no nosso blog de arte e cultura. Sinta-se em casa.

      Aqui mesmo no blog você encontra mais de 100 artigos sobre a cultura indiana: casamento, viuvez, religião, sogras, etc. Acho que é o mais completo sobre o assunto, pois fiz inúmeras pesquisas. Vá ao ÍNDICE e veja em JANELAS PARA O MUNDO. Há um artigo em especial que se chama ÍNDIA – GOLPE DA UNIÃO COM ESTRANGEIRAS que tem inúmeros comentários, onde você poderá se inteirar sobre o assunto, fato que tem sido muito sério, com muitas mulheres sendo enganadas. Caso esteja se envolvendo com um indiano, não deixe de ler.

      Seu e-mail está incorreto. Não costumo responder a e-mails falsos. Abri uma exceção para você, pois pode ter se enganado em alguma coisa.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  5. Bárbara

    Amei o blog! São poucos os sites que falam com detalhes sobre esse rito, e com certeza vou usar 100% das informações no meu trabalho!
    Beijos

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Bárbara

      Há no blog mais de 100 artigos sobre a cultura indiana. Veja no ÍNDICE em JANELAS PARA O MUNDO. Fico feliz que tenha encontrado material para seu trabalho. Venha sempre nos visitar e repasse nosso endereço para seus colegas. Aqui temos 30 categorias diferentes de assuntos.

      Muito obrigada pela sua visita.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    2. Ana

      Eu moro no Brasil e conheci um indiano pela net, e nos apaixonamos, e ele disse que podemos casar mesmo brasileira e divorciada, isso é verdade?

      Responder
      1. LuDiasBH Autor do post

        Ana

        Casar aqui vocês podem, só que o casamento não valerá nada na Índia. Para eles, o que conta é o casamento lá, segundo as tradições religiosas da família e do país. Lá, eles não são ligados em documentos legais, pois são poucos os que possuem o documento de identidade.

        Quanto a se apaixonar por um indiano, você faz parte de uma longa e triste lista. Peço-lhe que leia dois textos neste blog, com muita atenção, inclusive os comentários de mulheres que foram enganadas:

        ÍNDIA – GOLPE DA UNIÃO COM ESTRANGEIRAS
        ÍNDIA – MULHER ESTRANGEIRA X INDIANO

        Abraços,

        Lu

        Responder
        1. Ana

          Obrigada, Lu, você tirou minha dúvida, pois ele disse que tinha 30 milhões pra nos casar. Eu que não sou boba resolvi pesquisar, porque é muito estranho até aqui no Brasil.

  6. Bianca Pimentel

    Olá! Meu nome é Bianca, sou tecnóloga em Eventos e Administração e atualmente estou cursando Lazer e Turismo na USP. Teria como me passar um contato de e-mail ou facebook? Estou fazendo um trabalho sobre Casamentos e Rituais Indianos e achei esse site muito interessante! Desde já agradeço!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Bianca

      É um prazer recebê-la neste blog.
      Aqui há um campo muito grande para a pesquisa sobre a Índia como um todo. São mais de 100 artigos. Fique à vontade.

      Contato: ludiasbh@gmail.com

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Josefina

      O negócio é mesmo muito complicado. E depois que se casam, a coisa fica ainda pior… para a mulher, é claro. Leia outros artigos sobre o assunto no blog.

      Muito obrigada por sua visita,

      Lu

      Responder
  7. Edmeire Pimentel

    Deve ser realmente muito bonito, mais também muito cansativo, quase uma semana só de festas e rituais e a lua de mel. Fiquei interessada em saber se alguém pode me dizer se tem também há rituais.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Edmeire

      Já é difícil aguentar um casamento religioso aqui no nosso país, imagine aqueles lá. Mas, a preocupação maior é em comer. As famílias pobres ficam endividadas até a alma, mas não deixam faltar comida. Também há rituais… risos. Veja no ÍNDICE os textos sobre o assunto.

      Obrigada por sua visita ao blog.
      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *