Jan van Goyen – VISTA DE DORDTSE KIL…

Autoria de LuDiasBH

vidok

A composição Vista de Dordtse Kil Diante de Dordrecht é uma obra do pintor holandês Jan van Goyen (1596-1656). O artista destacou-se como um dos mais brilhantes paisagistas do período barroco, além de ser também um reconhecido pintor de cerâmica. O artista tinha predileção por pintar as grandes vias navegáveis da Holanda. Suas paisagens apresentavam os rios e os canais em que havia grande afluência de pessoas cuidando do dia a dia.

Jan van Goyen esteve na França para estudar. Ao retornar a Haarlem, trabalhou com Esaias van der Velde, pintor paisagista. Depois tornou-se mestre e membro da Guilda de São Lucas de Leiden. Recebia muitas encomendas, o que o levou a viajar por toda a Holanda. No começo de sua carreira, suas paisagens apresentavam cenas folclóricas e cores fortes. Mas com o tempo, elas foram ficando mais abstratas e mais suaves, com tons de cinza, verde e castanho. Ele pintava paisagens tanto imaginárias quanto observadas. E seus quadros eram quase sempre monocromáticos.

Em sua pintura, Jan van Goyen apresenta uma linha de horizonte muito baixa, cujo céu ocupa dois terços da tela, à esquerda, enquanto à direita, construções elevavam-se, assim como árvores e navios a vela com suas bandeiras defraldadas. Por toda água existem inúmeras embarcações, algumas delas bem distantes, próximas à linha do horizonte.

A água calma espelha o céu e os barcos. Um barco, ainda bem próximo à margem, leva cerca de quatro pessoas, provavelmente pescadores. Em terra firme veem-se cinco personagens mais próximas, e outras bem tênues, mais distantes. Ao fundo, vê-se a mó de um moinho.

Ficha técnica
Ano: c. 1641
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 55,5 x 72 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *