Johannes C. Verspronck – RETRATO DE UMA MENINA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH 

retrume

O quadro Retrato de uma Menina é uma obra do pintor holandês Johannes Cornelisc Verspronck (1597-1662), tido como o mais original dentre os inúmeros retratistas da cidade holandesa de Amsterdam, que preservaram a tradição da pintura do grande mestre Frans Hals, de quem fora aluno. Era capaz de compor obras de expressão totalmente independente, como a vista acima.

Em sua composição, o artista postou seu modelo na pose convencional de três quartos, ou seja, mostrando três quartos do corpo, e com três quartos de altura. A retratada é uma menina, que veste um pomposo vestido azul, enfeitado com renda branca e dourada. Usa um colar e uma pulseira de pérolas e brincos de pedras e ouro nas orelhas. Seu cabelo dourado, preso atrás, também cai pelos lados.

A garota encontra-se com o corpo meio de perfil, mas seu rosto está voltado para o observador. Traz os braços cruzados na frente do corpo, com a mão esquerda sobre a direita, a qual segura um leque de penas brancas.

O fundo da composição não traz nenhuma informação. A luz, que sobre a modelo projeta-se, vem de uma abertura às suas costas, iluminando-a por inteiro, dividindo a tela em claro e escuro. Seu rosto branco, com olhos grandes, e lábios e bochechas rosadas, dá-lhe uma aparência de menina séria e ajuizada, o que dá grande beleza à tela.

Ficha técnica
Ano: 1641
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 82 x 66,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *