Autoria de Lu Dias Carvalho
Muitas das pinturas de Kandinsky são tituladas como “composição”, porque o pintor via a pintura como uma forma de arte bem próxima à música, muitas vezes chamada por ele de música cromática. Como vimos anteriormente, quando estudamos sobre a vida do pintor, ele atribuía características próprias às cores. Explicava, por exemplo, que a tensão entre o azul e o amarelo significava os extremos da espiritualidade e da paixão, que eram relaxados com a mistura entre as duas cores, resultando no verde, a cor da calma. Desse modo, todo matiz possuía um significado, sendo os tons comparados a timbres musicais.
A execução do quadro Composição VII pode parecer instantânea, o que não é verdade, pois o artista fez mais de 30 desenhos preparatórios antes de pintá-lo. O trabalho foi iniciado do centro da obra para fora. É possível observar, nesta pintura abstrata de Kandinsky, alguns sinais de formas físicas. No canto inferior esquerdo encontra-se um motivo derivado de um barco com remos, pintado por ele em seus quadros sobre o Dilúvio.
Esta pintura repassa uma sensação de movimento, por ter sido construída em torno de um redemoinho que tem envolta de si grandes massas de cor e forma. Estudiosos da arte do pintor veem no quadro uma mistura dos temas Ressurreição, O Juízo Final, O Dilúvio e O Jardim.
Ficha técnica
Ano: 1913
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 200 x300 cm
Localização: Galeria Tretyakov, Moscou, Rússia
Fontes de pesquisa
Pintores mais influentes…/ Editora Girassol
http://www.glyphs.com/art/kandinsky
Views: 13
Oi, Lu!
Sou Alexandre Brandão e estou fazendo uma prova de arte. Quero saber qual e a interpretação do abstracionismo nessa obra n°7 Estou confuso. Alguém pode me dizer qual é a interpretação dessa obra?
Amiguinho
As obras de Kandinsky são bem abstratas, com uma interpretação bem complexa. Quanto à obra em questão, a interpretação encontrada é exatamente aquela que escrevi no texto que a acompanha. Consultei vários livros, e somente encontrei o que ali está escrito. Leia com mais atenção.
Abraços,
Lu
Lu,
Pode ser que me engane, mas, derrapando na maionese, vejo como se uma caixa tivesse sido aberta inesperadamente, e dela surgida uma infinidade de formas e cores. Esta obra de Kandinsky é uma bonita explosão de representações! Lembro-me, até, daquele boneco de mola, que surge de uma caixa recém-aberta.
Abração,
Alfredo Domingos.
Alf
Trata-se de uma obra muito bonita, mesmo.
O artista em questão achava que cor e música casavam-se.
E esta composição é uma explosão de cores e notas musicais.
Você fez uma refinada interpretação.
Abraços,
Lu