Klee – AD PARNASSUM

Autoria de LuDiasBH

adepa

A composição Ad Parnassum é uma das maiores obras do artista suíço Paul Klee, que até então só compusera quadros pequenos, no qual ele trabalha com várias técnicas e princípios de composição. É também considerada a sua obra-prima, sobretudo pelo seu trabalho majestoso com a cor, fazendo parecer que os pequenos blocos de cores mutáveis flutuam acima do fundo da belíssima composição.

Ao observar a pintura, num primeiro momento, tem-se a impressão de que não passa de um grande mosaico cortado por várias linhas, que lhe dão o formato de uma casa. O artista pintou um conjunto de redes (conjunto ou estrutura que, por sua disposição, lembra um sistema reticulado) de diversas cores. Algumas trazem pontos brancos, ou se encontram revestidas de outras cores. O que dá ao cojunto a sensação de ser pintado com cores cintilantes, formando uma obra arquitetônica.

Um círculo alaranjado, composto por incontáveis pontinhos, em razão de sua cor homogênea, forma uma zona compacta. Ele se encontra à direita, situado acima do que deduzimos ser o telhado da morada de Apolo, sendo, portanto, o Sol. Embora carregada de cores brilhantes, a pintura repassa uma sensação de suavidade e tranquilidade, em razão da preponderância do azul e dos pontos brancos.

Através do título da composição é possível deduzir que se trata de uma obra com temática mitológica, pois o Monte Parnasso é uma montanha situada no centro da Grécia que, segundo a antiga mitologia grega, era a morada do deus Apolo e de suas nove musas.

Esta pintura é, sem dúvida, um grande exemplo da capacidade de Paul Klee com o pontilhismo, reveladora também de sua capacidade técnica como artista, tendo sido um grande estudioso da cor, durante toda a sua vida.

Ficha técnica
Ano: 1932
Técnica: óleo, linhas carimbadas, pontos carimbados em branco e posteriormente pintados por cima, sobre tinta de caseína sobre tela sobre moldura de cunha; moldura de madeira original
Dimensões: 100 x 126 cm
Localização: Kunstmuseum Bern, Berna, Suíça

Fontes de pesquisa
Paul Klee/ Taschen
http://www.wikiart.org/en/paul-klee/to-the-parnassus-1932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *