Klee – O PEIXE DOURADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

opedo

O pintor, teórico da arte e educador Paul Klee (1879-1940)  nasceu e cresceu numa família de músicos. Seu pai, o alemão Hans Klee, era um professor de música e sua mãe, a suíça Ida Frick, estudava Canto, tendo o artista, incialmente, hesitado entre a escolha da música e a da pintura. Aos sete anos começou a aprender a tocar violino e, aos onze já dominava muito bem tal instrumento. Lidava com a música, a escrita e o desenho. Portanto, nada mais do que normal a relação de sua pintura com a músíca, pois ele vivia em meio a uma e a outra. Contudo, a música tinha um peso inferior ao da pintura, o que lhe possibilitava criar mais.

Paul Klee desenvolveu seu próprio estilo de pintura em pequena escala. A composição O Peixe Dourado é uma de suas obras mais aplaudidas.

No centro do quadro, postado horizontalmente, voltado para a direita, um enorme peixe luminoso da cor de ouro, com rabo, bartanas e olho vermelhos, nada em águas de cor azul-escuro, que cria um espaço limpo em torno dele, como se tudo governasse.  Em seu derredor encontram-se plantas aquáticas de diferentes tonalidades de azul, algumas delas quase chegando ao verde.

Sete peixinhos vermelhos nadam em direção contrária ao grande peixe dourado,  fugindo dele, deixando para trás pequenas ondas. O vermelho dos peixinhos e o azul das plantas, em algumas partes da tela, fundem-se em lilás, cor resultante da união das duas cores primárias, como pode ser vista em dois dos peixinhos. A interpretação da obra fica por conta de cada um dos observadores.

Ficha técnica
Ano: 1925
Técnica: óleo e aquarela sobre papel, sobre cartão
Dimensões: 49,6 x 69,2cm
Localização: Hamburguer Kunsthalle, Hamburgo, Alemanha

Fonte de pesquisa
Paul Klee/ Taschen

2 comentários sobre “Klee – O PEIXE DOURADO

  1. Leila Gomes

    Lu

    O brilho do outro incomoda e ou inibe os que não sabem lidar com a própria essência.

    Abraços

    Leila

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *