Léger – MULHER DE AZUL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

mudiaz

A composição Mulher de Azul é uma obra do pintor normando Fernand Léger. Este quadro foi exposto no X Salão de Outono, em Paris, e na Galeria Kahnweiler, do proprietário do mesmo nome, com quem o artista assinou o seu primeiro contrato de exclusividade.

A grande preocupação de Léger em seu trabalho era tornar a forma o mais simples possível, embora seu estilo mostre-se mais límpido neste seu trabalho que apresenta grandes campos de cores puras. Nessa fase, o pintor já começa a distanciar-se dos cubistas.

A pintura apresenta superfícies trabalhadas e outras planas, sendo considerada uma das mais importantes obras do artista. No topo é possível ver o perfil de uma mulher. O campo azul maior, no meio, é o seu torso, sendo os dois menores, um de cada lado, partes dos braços. As mãos que se encontram na frente parecem feitas de metal. Abaixo seguem as pernas. Um copo encontra-se sobre uma mesa, à direita.

Ficha técnica
Ano: 1912
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 194 x 130 cm
Localização: Museu de Arte, Basileia, Suíça

Fontes de pesquisa
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural
http://previousexhibitions.fondationbeyeler.ch/e/html_11sonderaus/34leger/03_werke

2 comentários sobre “Léger – MULHER DE AZUL

  1. Eduardo (Duon)

    Lu
    Muito obrigado pelas informações, foi de grande valia para meu trabalho de pesquisa na Universidade de Artes Visuais, saber mais a fundo sobre a obra deste grande cubista. Sei que não é fácil reunir essas informações, por isso, eu lhe desejo força, vitalidade, luz e amor no seu trabalho.

    Novamente Obrigado!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Duon

      A sua visita e comentário deixaram-me muito feliz. É bom saber que meu trabalho tem ajudado estudantes como você. De modo geral, a maior procura é por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcante (nacionais), seguidos de Van Gogh, Pablo Picasso, Lucas Cranach, o Velho e Vermeer (internacionais). É bom ver outros diferentes, como Léger.

      Realmente é muito difícil pesquisar sobre obras de arte, pois o que temos, de modo geral, é muito pouco e os livros sobre arte em língua portuguesa deixam muito a desejar. Normalmente privilegiam a vida do artista e dão apenas uma pincelada em suas obras. O meu trabalho tem sido o de coletar dados aqui e ali (ainda bem que existe o Google tradutor) de modo a levar o maior número de informações possível sobre a obra ao leitor.

      Amiguinho, será sempre um prazer recebê-lo. Fale deste site a seus colegas.

      um grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *