Leyden – OS JOGADORES DE CARTAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

A composição denominada Os Jogadores de Carta é uma obra do pintor e gravador holandês Lucas van Leyden (1494 – 1533), filho do pintor Hugo Jacobsz, com quem iniciou seus estudos artísticos, tornando-se depois aluno de Cornelis Engelbrechtscz. Na Antuérpia ficou conhecendo o pintor Albrcht Dürer e em Middleburg conheceu Jan Gossaert. É provável que tenha ido à Itália, pois em seu trabalho encontram-se a influência holandesa, a alemã e também a italiana. Sua obra é muito ampla, englobando pinturas religiosas, retratos, cenas de gênero e obra gráfica. Foi um dos pintores mais conhecidos de sua época.

A pintura apresentada acima se trata de uma cena de gênero. Oito personagens, em primeiro plano, usando roupas da época, encontram-se em volta de uma mesa. Quatro delas se encontram sentadas, sendo dois homens e duas mulheres, jogando cartas, enquanto o restante acompanha o jogo com atenção. Três dos jogadores trazem suas cartas na mão e olham para a assistência em volta, como se pedissem opinião. A jogadora à esquerda, usando luvas brancas, aponta para a mesa.  Um homem, debruçado sobre ela, participa de seu jogo, segurando suas cartas e voltando-as para si. O jogador de vermelho também aponta o dedo para as moedas, enquanto olha para o homem de pé, à sua frente. Somente a jogadora que ocupa o centro do grupo e que traz suas cartas debaixo da mão esquerda encontra-se voltada para seu parceiro de frente. A impressão que se tem é que cada jogador possui um torcedor.

A mesa redonda E forrada com um tecido escuro, onde se encontram os jogadores, está cheia de moedas, o que leva a crer que o jogo arrasta-se por um longo tempo. Há também, sobre ela, uma caixinha branca, possivelmente com moedas. No mesmo ambiente, à esquerda, em segundo plano, encontra-se uma mesa retangular, forrada com uma toalha branca. Sobre ela estão um vaso com flores, um jarro, uma caixa e o que parece ser uma fruta. Também, em segundo plano, existe uma abertura na parede, onde são vistos objetos parecidos com os da mesa retangular, excetuando o vaso branco coberto.

Ficha técnica
Ano: c. 1550 a 1599

Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 55,2 x 60,9 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

1000 obras-primas da pintura europeia/ Editora Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *