Lucas van Leyden – O SERMÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH 

oserm

A composição O Sermão é uma obra do pintor holandês Lucas van Leyden (1494-1533), considerado um dos gênios da pintura quinhentista europeia. Seu primeiro professor foi seu pai, Hugo Jacobsz, vindo depois a estudar com o mestre Cornelis Engelbrechtsch. O artista era tão talentoso que aos dezesseis anos de idade compôs sua primeira gravura. Nutria grande admiração por Albrecht Dürer, tendo estudado meticulosamente seus escritos.

Além de pintor, Lucas era também gravurista, xilogravurista e pintor de vidro, tendo deixado trabalhos maravilhosos. Era dono de uma criatividade fascinante. Não existem provas de que tenha ido à Itália, contudo, suas elaboradas pinturas mostram influências italianas, assim como holandesas e alemãs.

Embora os três filhos de Cornelis Engelbrechtsch (Pieter, Cornelis e Lucas) fossem pintores e o trabalho dos três não fosse diferenciado, O Sermão é atribuído a Luca van Leyden, mesmo não trazendo o minucioso desenvolvimento espacial e tampouco a sensível estrutura linear empregada pelo artista em suas obras. O quadro também já foi atribuído a seu irmão Pieter Cornelisz e a Aertgen van Leyden.

No púlpito da igreja, um padre, todo paramentado, fala aos fiéis. À direita estão seis figuras masculinas de pé, que devem ser, provavelmente, os doadores. A segunda figura, da esquerda para a direita, sentado numa cadeira, trajando um manto vermelho, pode ser um autorretrato do próprio artisra.

Ficha técnica
Ano: c. 1530
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 133 x 97 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *