Nicolaes Maes – SONHANDO

Autoria de LuDiasBH

sonh

A composição Sonhando é uma obra do pintor holandês Nicolaes Maes, também conhecido por Nicolaes Maas (1634-1693), pintor de gênero e de retratos. Foi aluno de Rembrandt, de quem recebeu grande influência, sobretudo nos retratos oficiais e de grupo. Com o mestre também aprendeu a magia do uso da cor. Gostava de pintar mulheres fiando, preparando a refeição ou lendo a Bíblia. Um dos temas que mais o fascinavam era o das rendeiras, sobre o qual fez cerca de uma dúzia de versões. De uma parte de sua vida em diante, passou a dedicar-se apenas ao retrato, tendo deixado de lado a beleza da harmonia de cores, vista no seu trabalho anterior.

No quadro acima, o artista retrata uma jovem no peitoral de uma janela, possivelmente uma camponesa, em razão da simplicidade da casa, com o reboco caindo, deixando à vista os tijolos. Sua vestimenta também é humilde. Ela usa uma almofada como apoio, onde descansa a mão direita e apoia o cotovelo esquerdo. A cabeça, meio inclinada para frente, sustenta-se na mão que apoia o queixo. Seu olhar encontra-se voltado para baixo, mas denota ausência, como se a jovem estivesse preocupada.

A janela tem a forma de arco, sendo a folha feita de madeira, já gasta pelo tempo, com alguns recortes de reforço por dentro, além do puxador. Galhos de um pessegueiro e de um damasqueiro alcançam a parede, formando um lindo ornamento, deixando à vista pêssegos e exuberantes damascos.

Ficha técnica
Ano: 1654
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 123 x 96 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *