OS PROVÉRBIOS E AS OBRIGAÇÕES DA MULHER

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

prov1

Uma família prospera se a mulher souber fazer o trabalho do homem, e entra em decadência se o homem tentar fazer o trabalho da mulher. (Provérbio chinês)

Segundo muitas culturas e, conforme mostram os provérbios nas mais variadas sociedades, a mulher deve efetuar suas tarefas caseiras no mais absoluto silêncio. E quais são essas tarefas? Em primeiríssimo lugar, tratar de seu digníssimo esposo com a maior veneração, em todos os sentidos, acima de qualquer outro ser existente no planeta Terra, conforme reza o provérbio japonês: “Encorajado pela galinha, o galo anuncia o dia.”. Em segundo lugar, vem os cuidados com os filhos, a limpeza da casa, as tarefas da cozinha e os trabalhos manuais. E mesmo assim, “Quem entra numa casa limpa e se senta à mesa não sabe o que custa.” Mas o que tem isso, uma vez que “Se o homem tem cozinheira por que iria queimar os dedos?”. Além disso todos sabem que “A mulher foi criada para o lar.”. A prepotência do macho é tamanha, que um provérbio persa diz que “A confiança em Deus é masculina, os cuidados terrenos são femininos”. Para o macho, até o Criador está do seu lado.

Ao dizer que “A mulher é uma roda em movimento; o homem é quem traz dinheiro para casa.” está implícito no pensamento do homem que cabe a ela os serviços domésticos. Até mesmo  quando ajuda o marido, a mulher é motivo de troça: “A mulher do pasteleiro quando não está vendendo, está comendo.”. E não adianta a bela reclamar, pois “Por muito inteligente que seja, a mulher acabará na cozinha.” (Indonésio), “A panela e a mulher, na cozinha é que se quer.” (Chile). Diz um provérbio argelino que para escolher uma boa companheira, o homem deve “Ver como ela lava e torce roupa na fonte.” E não adianta a dita querer cantar de galo, pois ele sabe que “Quando a mulher veste calças, o marido esfrega o chão.” Ele reconhece também que “Mulher de avental não tem tempo de fazer mal.”. É preciso também ficar de olho no que ela faz, uma vez que “A mulher quanto mais se olha no espelho menos tem olhos para a casa.”. E, se sobra tempo para a mulher, nada como tecer, fiar e bordar. O homem é extremamente agradecido à mulher, por isso lhe diz: “Trabalha, esposa, e cavarei a tua sepultura com uma pá de ouro.” (Tunísia). Que agrado maravilhoso!

Algumas culturas chegam até a reconhecer o trabalho duro que tem a mulher. Vejamos os provérbios: “Tudo acaba, exceto o trabalho da mulher e os tormentos do inferno.” (Dinamarquês), “As mãos da mulher e os dentes do cavalo nunca estão ociosos.” (Holandês), “Jovem esposa de noite, besta de carga de dia.” (Árabe), “Esposa minha, mula minha.” (Russo), “O trabalho que cansa a mulher, derruba um homem.” (Camarões). Com cansaço ou sem cansaço, a fêmea deve fazer tudo cantando, pois, “Se uma mulher não canta, não trabalha.”, ou ainda, “Se uma mulher quer que a respeitem, deve fazer seu trabalho com prazer.”.

Para finalizar os provérbios de hoje, eu não poderia deixar de citar esta pérola da cultura chinesa: “Uma família prospera se a mulher souber fazer o trabalho do homem e entra em decadência se o homem tentar fazer o trabalho da mulher.”

Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel

(*) Imagem copiada de uminstantenabiblioteca.blogspot.com

2 comentários sobre “OS PROVÉRBIOS E AS OBRIGAÇÕES DA MULHER

  1. Beto

    Lu,

    Estou muito preocupado! Quando estou em casa, tenho lavado as louças praticamente todos os dias. Neste caso, vale o ditado xingling “Uma família prospera se a mulher souber fazer o trabalho do homem e entra em decadência se o homem tentar fazer o trabalho da mulher.” ??

    Beto

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Beto
      Antes tarde do que nunca… risos.
      Mas o mocinho é muito esperto.
      Este ditado já caiu em desuso… risos.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *