PEPPA PIG – O QUE ENSINA AOS PEQUENINOS?

Autoria de LuDiasBH

PEPPA

O desenho fascina pela identificação direta com a vidinha de seus espectadores. Eles veem o que eles mesmos vivem. (Ana Laura Giongo)

O programa infantil Peppa Pig, recomendado para crianças em idade pré-escolar, ou seja, na faixa etária de até seis anos, vem batendo recordes de audiência no Discovery Kids, canal de televisão por assinatura, responsável pela série desde 2011. A paixão dos pequeninos por Peppa Pig e sua família é tão grande, que o programa britânico, criado em 2004, e visto em cerca de 180 países, bate, em número de espectadores, até mesmo as atrações dos adultos. A maioria dos pais, obrigados a acompanhar as peripécias de Peppa, ao lado de seus pimpolhos, nada têm a reclamar das histórias da charmosa porquinha, embora não reste dúvida de que a Mamãe Pig é bem mais sensata e inteligente do que o Papai Pig. Será isso mesmo?

No desenho, Peppa Pig tem quatro ou cinco anos, sendo que sua família é composta pela Mamãe e Papai Pig (pais), George Pig (irmão), Vovó e Vovô Pig (avós maternos), Chloe Pig (prima) e Alexander Pig (primo). Dentre os amigos de Peppa Pig estão: Susy (ovelha), Rebecca (coelha), Pedro (pônei), Danny (cão), Candy (gato), Emily (elefante), Freddy (raposo) e Wendy (lobo).

A vida de Peppa Pig, assim como a de seus pequenos escpectadores, segue dentro da normalidade típica de sua faixa etária. Como toda criança de sua idade, ela é questionadora, sempre perguntando o que é isso ou aquilo. E também é mandona, gostando de dar ordens e levar sempre a melhor.

A série britânica chama a atenção pela simplicidade do traço e pelas cores vistosas, além de apresentar números musicais com letras bem simples e de fácil memorização. O sucesso do programa entre as crianças brasileiras é tamanho, que Peppa Pig passou a ser exibido pela TV Cultura (TV aberta), em maio de 2015.

Nem tudo são flores para Peppa Pig, familiares e amigos. Questionamentos como “O que Peppa Pig está realmente ensinando a nossas crianças?” já começam a ser feitos. Uma mãe inglesa revela que está banindo a série de sua casa. Ela alega que, no desenho, as crianças são estragadas, o marido (Papai Pig) é sempre intimidado pela esposa (Mamãe Pig), que é temperamental, arrogante, sabichona e dificilmente sorri. Abusa do marido, fazendo-o sentir-se gordo e inútil. Diz que Peppa Pig é mandona, agressiva, gosta de intimidar o irmão, e tem toda a atenção dos pais voltada para si, fazendo o divertimento desses. Ela não sabe perder, pondo a língua para fora, quando isso acontece, e exibe muitos outros comportamentos antissociais. Ainda, segundo a mãe, “as crianças nessa idade não diferenciam fantasia e realidade”.

Mal educada ou não, a porquinha Peppa já é uma bilionária, com cerca de 250 produtos licenciados, e isso apenas no Brasil.

Fontes de pesquisa
Veja/ outubro de 2014
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peppa_Pig
http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2966958/What-s-Peppa-Pig-REALLY-teaching-children-One-mother-reveals-s-banning-bratty-hog-home.html

2 comentários sobre “PEPPA PIG – O QUE ENSINA AOS PEQUENINOS?

  1. Érica

    É Verdade, Lu, o sucesso é muito, meu filho de 5 anos adora. Ele tem um tablet, gravei uns episódios nele, e ele assistia o dia inteiro, quando estava de férias. Agora ele está assistindo também na TV de manhã e à tarde vai para a escola, pois senão ficava o dia inteiro nisso…(risos).

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Érica

      Crianças nessa idade adoram desenhos. É a fase das descobertas.Eu gostei do desenho, embora a mãe e a garota sejam realmente mandonas… risos.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *