Petrus Christus – SANTO ELOI

Autoria de LuDiasBH

santel
Na sua composição denominada Santo Eloi, o artista faz uso de um espaço bem pequeno, onde consegue botar em harmonia três figuras, e ainda duas outras pintadas num espelho convexo, juntamente com três casas. Este quadro foi encomendado pela guilda dos ourives de Bruges para a capela desses.

O espelho passa impressão de que capturou a imagem de dois homens que trafegam pela rua, mas, curiosos, olham para o interior da oficina do ourives. À época, as leis do sindicato exigiam que as oficinas, que trabalhavam com metais preciosos, permanecessem abertas, a fim de mostrar aos compradores que esses eram legítimos. Presume-se que o retrato do homem com o falcão, no espelho, seja o do próprio pintor.

Na pintura, o ourives, com uma pequena balança na mão esquerda, está atendendo a um rico casal. Enquanto ele pesa o anel, o homem e a mulher observam-no com atenção. Mas ao invés de prestar atenção no seu trabalho, o ourives olha para o alto, isso porque ele é representado como Santo Eloi, o padroeiro dos ourives, que antes havia também trabalhado como ferreiro.

Atrás do santo, na prateleira mais baixa, encontram-se mostruários com aneis, colares, broches e pérolas, assim como um recipiente feito com ouro e cristal, tendo um pequeno pássaro em cima da tampa, que, provavelmente, servia para guardar a Hóstia Sagrada. Próxima à cortina, vê-se uma taça feita com casca de coco. Há um “galho” de coral, enconstado à parede, além de duas pedras conhecidas como “pedras de toque”. Acima estão três jarras de prata e uma fivela de ouro e pedras. Há também um rosário feito de âmbar.

Na pintura, Santo Eloi está pesando o anel de casamento para o os dois jovens, conforme evidencia o cinto nupcial sobre o balcão, à direita do santo, artigo muito lucrativo para os ourives daquele tempo. O casal encontra-se suntuosamente vestido, em conformidade com a moda da época, portanto, provinha de famílias ricas, possivelmente ligadas à corte do duque de Borgonha.

A mulher usa um belo vestido de cintura alta, feito com brocado, trazendo motivos em granada. A parte dourada de seu chapéu é bordada com pérolas. Sua mão esquerda está estendida em direção ao santo, como se quisesse pegar o anel. O homem também se encontra elegantemente vestido, usa um chapéu preto, onde se encontra uma jóia, e uma grossa corrente de ouro no peito. À época era muito comum o uso de joias pelos homens.

Causa surpresa o fato de haver uma inscrição em latim na borda inferior da pintura, onde o artista deixa assinalado o seu nome e a data em que o trabalho foi feito, levando em conta que, naquela época, os artistas eram praticamente anônimos e não se atinham a tais preocupações. O desenho do coração, próximo à assinatura, pode levar à conclusão de que Petrus Christus era também ourives, sinal usado pelos miniaturistas e ourives.

Não se conhece todo o trajeto dessa obra que, além de ser de cunho religioso, também fazia propaganda do sindicato dos ourives. Ela apareceu no século XIX, nas mãos de um colecionador alemão que, por sua vez, diz tê-la comprado de um holandês.

É interessante observar que os pequenso pesos da balança encaixam-se perfeitamente, sendo guardados dentro um recipiente redondo, que se encontra aberto, próximo à balança. Moedas de ouro estão sobrepostas no balcão, à esquerda de santo Eloi, possivelmente como uma referência ao fato de ele ser também o padroeiro dos agentes de câmbio.

Curiosidade
Em razão de terem colocado depois uma auréola na cabeça de santo Eloi, conforme foi comprovado por uma perícia feita no século XX, supõe-se que o retrato era de um ourives, que viveu em Bruges.

Ficha técnica:
Ano: 1449
Técnica: óleo em painel
Dimensões: 100,1 x 85,8
Localização: Metropolitan Museum of Arte, Nova Iorque, EUA

Fontes de pesquisa
Los secretos de las obras de arte/ Editora Taschen
Defrocking St.Eloy: Petrus Christus’s “Vocational …

2 comentários sobre “Petrus Christus – SANTO ELOI

  1. Leila

    Lu,

    Linda obra! A riqueza de detalhes descritos por ti são quase imperceptíveis aos meus olhos nu.

    Abraços,

    Leila

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      O interessante na arte da pintura é isso, descobrir um mundo de informações numa tela aparentemente simples. O Petrus Christus era perito nisso. Você sempre atingindo o âmago da obra.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *