Picasso – MULHER COM VIOLÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBHpic

A pintura Mulher com Violão, também conhecida como Ma Jolie (Minha Linda), apelido carinhoso dado à amante Marcelle Humbert, foi criada durante a fase “analítica” do Cubismo, quando o estilo quase atingiu a abstração total.

As obras de Picasso, produzidas neste estilo, receberam o nome de “cubistas” porque as formas naturais eram traduzidas em pequenos blocos ou cubos. Mais para frente, o pintor substituiu os cubos por planos geométricos ou facetas, como vemos neste quadro, mas o nome de “Cubismo” permaneceu.

Picasso e Braque foram os responsáveis pela criação do estilo cubista, buscando e experimentando novas ideias sobre forma e espaço. Os dois artistas faziam estudos juntos, influenciando-se mutuamente. Chegaram a criar quadros monocromáticos, ou com tons bem sombrios, como é o caso desta pintura.

São poucas as pistas que conduzem à figura da composição. Neste quadro podemos notar algumas frações de um instrumento de cordas e alguns dedos. Pela referência ao apelido Ma Jolie, também podemos supor que a modelo em cena é Marcelle Humbert.

Ficha técnica
Ano: 1911-1912
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões:
Localização: Museum of Modern Art, Nova York, EUA

Fonte de pesquisa
Os pintores mais influentes do mundo/ Editora Girassol

6 comentários sobre “Picasso – MULHER COM VIOLÃO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário

      Cezanne e Picasso eram muito diferentes em suas pinturas.
      Sei que o segundo teve fundamental importância no caminhar da arte da pintura.
      Ainda assim, gosto mais do Cezanne.
      Ainda irei escrever sobre o Juan Gris. Aguarde.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    2. Christian Tolentino

      Cézane era impressionista, e não cubista, ele se torna o pai do cubismo apenas por influência de geometrização das formas.

      Responder
      1. LuDiasBH Autor do post

        Christian

        Eu não escrevi sobre Cézanne, mas sobre Picasso. Penso que você trocou os nomes. Quanto a Picasso, ele mesmo se dizia cubista. Veja sua biografia lançada. Agradeço a sua visita e comentário. Será sempre um prazer recebê-lo.

        Abraços,

        Lu

        Responder
        1. Christian Tolentino

          Sim, Picasso era claramente cubista, digo a respeito da primeira pergunta “a respeito do cubismo: quem era melhor Cezanne ou Picasso”. Acontece que Cezanne era impressionista. Preciso fazer uma tradução intersemiótica de “Ma Jolie” pra um trabalho na faculdade e estou completamente sem ideia.

        2. LuDiasBH Autor do post

          Christian

          Eu, que trabalho com análise de pinturas, sei o quanto é difícil encontrar dados sobre o assunto. Nossos livros de arte são muito sintéticos. O jeito é tentar pesquisar, principalmente, em inglês, via internet. As pesquisas que tenho sobre os dois artistas eu já lhe enviei. E sobre “Ma Jolie” só tenho esta. Pelo que entendi, a pergunta refere-se ao seu trabalho, o que o levará a pesquisar sobre os dois pintores.

          Um grande abraço,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *